Os consumidores têm preferido realizar compras online. A economia de tempo e a praticidade são os principais motivos para dar preferência a esse canal. Para que seu negócio tenha bons resultados, é importante conhecer bem o comportamento do cliente que opta pelas lojas na internet. É preciso saber do que os usuários precisam para finalizarem um carrinho de compras.
Quer saber o que mais influencia os consumidores a fazerem compras pela internet? Então está no lugar certo! A partir desse conteúdo, você entenderá tudo que o seu cliente precisa para não abandonar o carrinho!
Os motivos que influenciam as compras online
Se você quiser vender mais pela internet ou aumentar o seu ticket médio, precisa entender que a decisão de compras não se resume aos preços ou à simples disponibilidade do produto. Claro que essas questões são essenciais, mas o cliente precisa de um algo a mais para decidir entre sua loja e os seus concorrentes.
Para ajudá-lo, vamos exemplificar algumas das influências:
Frete grátis
Esse é o líder na preferência dos usuários. Um dos motivos de resistência para as poucas pessoas que ainda não compram pela internet é o frete, pois trata-se de um valor inexistente para quem vai em uma loja física. Se o seu site oferece o frete grátis, significa que esse cliente usufruirá de todas as vantagens de comprar pela internet, sem o ônus de arcar com o transporte.
Mesmo para aqueles que já têm o hábito de fazer compras online, o frete grátis significa economia, e considerando os constantes ajustes no valor padrão, é um diferencial e tanto para a sua loja.
Facilidade na troca
Estabeleça um processo de troca prático com os seus clientes. Utilize as ferramentas já existentes, como as alternativas em que o cliente não precisa nem sair de casa para devolver o produto. Escolha a melhor forma de tratar essa demanda e deixe isso claramente explicado, além de visível, para que o consumidor sinta-se seguro ao comprar.
A possibilidade de troca é um grande influenciador, já que quando o cliente faz uma compra online, fica inseguro quanto à própria satisfação final. Sendo assim, algumas vezes pode até deixar de adquirir o bem, por medo de arrepender-se e de não poder voltar atrás na decisão.
Avaliação de produtos
Na hora de fazer uma compra, os consumidores levam muito em consideração as opiniões de quem já comprou. E não somente do produto, como a respeito da loja, também. Por esse motivo, deixe sempre um espaço para que seus clientes consigam avaliar e visualizar as avaliações das outras pessoas.
Essa é uma forma de mostrar que o produto que ele está adquirindo é bom e que não há razões para se arrepender do negócio. Outra vantagem é que a própria empresa pode identificar aqueles produtos que podem sair de linha ou do estoque, já que não é interessante vender aquilo que os clientes não gostam ou não tem saída.
Usabilidade
A usabilidade é algo essencial para que o cliente sinta-se influenciado a comprar. É muito comum que os sites percam várias vendas pelo simples fato de o cliente não entender o fluxo ou estagnar em algum campo durante a compra, desistindo de realizá-la. É em momentos como esse que o preço pode perder seu lugar de grande influenciador na decisão de onde comprar. Veja os itens com os quais você precisa se preocupar:
- campos de busca otimizados e eficientes;
- navegação intuitiva;
- informações completas sobre os produtos;
- imagens de qualidade, entre outros.
Estoque
O estoque precisa ser variado, dentro do seu nicho, é claro. O cliente não pode, por exemplo, ter que entrar em um site para comprar uma pinça e em outro para adquirir um lápis de sobrancelha. Quanto mais produtos ele encontrar na sua loja, maior a possibilidade de fechar a compra. Isso é mais cômodo e também mais econômico, já que o frete será único para a compra de mais produtos. Esteja, também, por dentro das tendências, oferecendo sempre novidades para atrair as pessoas constantemente.
Formas de pagamento
Ofereça múltiplas formas de pagamento. Permita que o cliente parcele as compras e aceite opções variadas de bandeiras de cartão. Quanto mais você diversificar, melhor será a sua abrangência. Sobretudo, evite as formas em que são acrescentados juros por parcelas. Essas espantam, ao invés de atrair.
Boa experiência
É necessário preocupar-se com a experiência do cliente. Ela será o conjunto de todas as vantagens que sua loja oferece, somada à qualidade de atendimento, relacionamento e do produto.
Proporcionar uma boa experiência é uma ótima maneira de garantir a retenção e fidelização de clientes. A boa experiência também influencia outras pessoas por meio das avaliações, comentários e indicações diretas. Portanto, treine sua equipe, reforce com todos as políticas de atendimento e a importância de fazerem bem-feito, preze pela boa estrutura do site e opte por vender bons produtos.
O pós-venda
Esse departamento é desprezado por muitas empresas, no entanto, clientes que são mal atendidos pelo pós-venda podem nunca mais fazer uma compra em seu site. Eles também podem prejudicar a sua reputação pelas mesmas ferramentas em que divulgariam experiências positivas. Isso diminui significativamente as suas vendas. Por isso, estabeleça processos para o pós-vendas, assim como deve fazer para o atendimento comercial presencial.
O marketing como influenciador
O marketing digital é um conjunto de estratégias que auxiliam na presença e construção da imagem da sua empresa online. Você pode usar as redes sociais para se relacionar, anunciar e compartilhar informações e ofertas de seu produto. Também deve fazer a gestão do Inbound Marketing e oferecer conteúdo relevante que vai atrair o seu público, reforçar e trazer autoridade para a sua marca, além de influenciar as pessoas a comprarem mais na sua loja.
O Inbound Marketing consiste, basicamente, em publicar conteúdos com estratégias de SEO para atrair e fazer a gestão de leads. Essa gestão significa segmentá-los conforme nível de interesse e nutri-los por meio de estratégias eficazes de e-mail marketing.
Para isso, é aconselhável usar uma ferramenta capaz de ajudar nas classificações e o mais importante: fazer a automação de marketing, tornando suas campanhas ainda mais eficazes. Isso será possível por meio dos fluxos de disparo de e-mails, previamente classificados de acordo com cada perfil de lead.
Para concluir, podemos afirmar que, para vender mais, é preciso atentar-se a todos os pontos que citamos ao longo desse artigo. Eles são indispensáveis para influenciar e convencer os clientes a realizarem suas compras online. Mas, também, não podemos deixar de prestar um impecável atendimento de pós-vendas e alinhar as estratégias de marketing digital para potencializar resultados!
Gostou das nossas dicas? Quer compartilhar outras questões que podem influenciar os clientes na hora de comprar pela internet? Use o campo abaixo e deixe seu comentário!
Deixar Um Comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.