Cupons de desconto e gift cards: como usá-los no e-mail marketing?

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Cupons de desconto e gift cards: como usá-los no e-mail marketing?

Pode não parecer tão importante, mas cupons de desconto e gift cards são ferramentas interessantes para quem trabalha com e-commerce. Com um bom planejamento, podem ser fundamentais para a atração e fidelização de clientes.

Muita gente não dá a devida importância por desconhecer o funcionamento desses métodos de desconto. Porém, são táticas confiáveis, de baixo custo e que já se mostraram eficientes em diferentes situações.

Neste post, saiba mais sobre os cupons de desconto e gift cards, e veja algumas dicas de como fazer um bom planejamento para aplicá-los no seu negócio e obter ótimos resultados. Acompanhe!

Quais são as vantagens dos cupons de desconto e gift cards?

Cupons de desconto são códigos que ativam uma redução no preço para quem o utilizou na hora de fazer as compras online. Simples, não? Sabe quando alguém tenta um desconto na loja física, ao negociar no balcão? O propósito é o mesmo, apenas levado para o ambiente virtual.

Você pode controlar a forma de desconto, a validade, colocar restrições para preço mínimo e segmentar para determinados produtos. Há uma variedade de opções, e você poderá escolher a que melhor se encaixa ao seu negócio.

Já os gift cards são cartões pré-pagos que possuem um determinado valor e podem ser utilizados para compras online. Da mesma forma que os cupons de desconto, geralmente possuem um código para ativar o resgate.

Os gift cards são muito utilizados para presentear alguém quando você não sabe exatamente o que comprar ou mesmo para premiar funcionários da sua empresa. Assim como os cupons, também podem ser personalizados.

Quais são as formas de desconto?

Os principais tipos de cupom de desconto são: porcentagem, desconto fixo e desconto progressivo. O primeiro, mais comum, oferece uma porcentagem de abatimento para dar aquela “ajudinha” para que o consumidor finalize a compra.

O segundo disponibiliza um valor fixo para o cliente, sem variação. Porém, é preciso ter cuidado ao definir os valores da redução: uma forma de se proteger é definindo um valor mínimo de compra para ativar o código.

Já o desconto progressivo aumenta de acordo com o consumo do cliente no seu e-commerce. Com valores pré-estabelecidos e pequenos descontos entre eles, você incentiva o cliente a gastar mais em busca de um maior abatimento.

Como tornar os gift cards atrativos?

Já consolidado nos Estados Unidos, os gift cards ainda não caíram no gosto do brasileiro. Porém, são mais simples do que parecem e não possuem tantas variações. Os gift cards podem ser utilizados, por exemplo, para recompensar clientes que já realizaram diversas compras em sua loja, como uma maneira de fidelizar quem já comprou com você. Eles podem ser usados, também, para premiar quem indica o seu negócio para um amigo.

Por onde começar?

O primeiro passo para ter sucesso com cupons de desconto e gift cards é montar um fluxo organizado de e-mail marketing. Diferenciar quem ainda não é seu cliente e quem já comprou com você, por exemplo, é básico e fundamental.

Segmentando a sua base de clientes, você vai direcionar a promoção que melhor se encaixa no perfil do destinatário. Ou seja, as chances de o e-mail ser aberto são muito maiores, já que a mensagem fará sentido para o cliente impactado.

Qual opção melhor se encaixa ao seu negócio?

Com sua estratégia organizada, você começa a identificar, de maneira mais fácil e eficiente, qual é a melhor forma de solucionar o problema do seu negócio. Identificou um número alto de carrinhos abandonados? Um pequeno incentivo por meio do cupom de desconto pode fazer com que o cliente volte, finalize a compra e se torne seu cliente.

Percebeu que muitos clientes olham um determinado produto, “namoram”, mas nunca finalizam a compra? Antes de abaixar o preço definitivamente, ofereça um desconto e veja se o comportamento muda.

Tudo depende do seu objetivo. A meta é fidelizar mais clientes? Então, ofereça cupons de desconto e gift cards para quem já comprou com você, mas anda um pouco sumido. Dessa forma, ele vai se sentir valorizado e a chance de voltar ao seu site é maior.

O seu custo de aquisição de cliente está alto? Ofereça um cupom de desconto fixo para quem indicar um amigo que compre na sua loja. Além de incentivar o consumo no seu e-commerce, você aumenta a sua base de clientes por um custo mais baixo.

Como verificar se a estratégia está funcionando?

Com um fluxo de e-mail marketing organizado e uma estratégia voltada para o seu negócio, o passo seguinte é verificar se o seu plano está funcionando ou não. Mesmo com pouco tempo e conhecimento, é possível identificar os melhores resultados.

Existem várias ferramentas para acompanhar, por exemplo, a taxa de abertura de um e-mail. Ou mesmo quantas pessoas clicaram no link do e-mail enviado. Ou seja, é possível identificar e acompanhar o comportamento de quem está recebendo essas mensagens.

Além de definir quais produtos serão englobados no desconto e quais clientes serão impactados, você precisa descobrir, por exemplo, se a sua estratégia está sendo eficiente ou não. Por isso, o monitoramento também é fundamental.

A mesma coisa vale para os cupons de desconto. Ao perceber que os e-mails com desconto progressivo, por exemplo, não estão sendo muito utilizados, altere os valores ou mesmo cancele esse tipo de promoção.

Por isso, é importante traçar metas antes de iniciar o planejamento estratégico. Ficará muito mais fácil identificar quais ferramentas estão funcionando e quais não estão alcançando os resultados esperados.

Como mostramos no texto, cupons de desconto e gift cards são estratégias interessantes e que vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Utilizando-as da maneira correta no seu e-mail marketing, você logo notará os resultados.

Aproveite a diversidade que as duas ferramentas oferecem e monte uma estratégia que melhor se encaixe ao seu modelo de negócio. E lembre-se: sempre acompanhe de perto os números para saber o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado.

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2019-02-15T08:43:58-03:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

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