Por que o CTA é tão relevante e primordial para minhas campanhas de email marketing?

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Por que o CTA é tão relevante e primordial para minhas campanhas de email marketing?

Atentar-se a cada elemento presente no que você vende é essencial para aumentar o alcance de suas campanhas de email marketing. A psicologia afirma que cada detalhe mostrado no produto ou serviço oferecido impacta o consumidor de uma determinada forma, estimulando-o ou afastando-o da compra.

Por isso, cada termo escolhido para compor o anúncio ― desde o conteúdo, o tom de voz, as imagens e as cores ― influencia e pode causar grande impacto.

Nesta postagem, vamos explicar para você o porquê de o CTA ser tão relevante e primordial para a suas campanhas de email marketing, e como você pode aplicá-lo com êxito. Confira!

O que é um CTA?

CTA é uma abreviatura de CALL TO ACTION que significa “chamada para uma ação”. Geralmente seu formato é de um botão, criado para levar o usuário a realizar uma ação em seu e-mail marketing, newsletter ou site.

Existem CTAs que mudam de página para página e podem tomar a forma de links ou botões, mas sempre com o objetivo de aumentar as conversões.

É importante trabalhar estrategicamente todas as possibilidades de CTAs para saber qual é o mais viável para suas campanhas. No caso das campanhas de email marketing, existem maneiras inteligentes de utilizar o CTA para atingir seus objetivos.

Por que usar o CTA em minhas campanhas?

O botão CTA é um dos quesitos-chave que têm a função de convencer ou indicar o leitor ou possível comprador a realizar uma compra ou cadastro ao clicar no e-mail marketing ou no site.

Além disso, facilita a navegação e o entendimento do usuário com a mensagem que ele recebe. Ou seja, deve-se utilizar o CTA em toda e qualquer campanha de email marketing.

Saber escolher o tipo certo de CTA faz toda a diferença no resultado de suas campanhas. Mas, atente-se: o call to action deve levar o visitante para o próximo passo do seu funil de vendas.

Quer saber como criar um CTA eficiente para suas campanhas de email marketing? Continue lendo o artigo.

Como criar um CTA para usar em minha campanha de email marketing?

Um CTA que converte é aquele que provoca o maior número possível de cliques. Quando ele é bom, faz com que o receptor do email tome alguma atitude ao que você propôs. E além das cores, muitos fatores podem influenciá-lo e também induzir à performance do seu CTA em sua campanha de email marketing.

A seguir, veja alguns passos que vão auxiliar a criação de um CTA mais persuasivo, o que aumentará consideravelmente sua taxa de conversão.

Crie chamadas persuasivas em suas campanhas

Pense no título. Este título precisa ser persuasivo e de preferência curto, pois é ele quem irá convencer o usuário a clicar, e caso você deixe muito extenso, além de não ficar bonito, poderá tirar a atenção do leitor. Use títulos breves e as chamadas rápidas, para que o leitor aja no momento em que ler, por exemplo: “Adquira agora”, “Participe já”, “Clique para comprar”.

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Leve tudo em conta, inclusive a cor do CTA!

Outra dica relevante é prestar a atenção no local em que você vai inserir o seu CTA. Ele precisa ficar visível e em destaque para o leitor. Portanto, coloque-o sempre no topo da página do seu site, blog ou de seu e-mail marketing, para que o leitor seja impactado logo no primeiro momento.

Atente-se também a cor do seu CTA. É de extrema importância que você escolha a cor certa para atingir o público da maneira que você quer.

As cores têm um forte apelo sobre nós, e nos induzem a determinadas ações, por causa das sensações que nos causam. Por esse motivo, algumas cores são mais notadas do que outras e impulsionam a nossa ação em algumas situações.

Saiba quais cores usar no seu CTA

Confira agora as cores que você pode utilizar no CTA em sua campanha de email marketing e quais sensações elas causam:

  • Amarelo:associada à energia, à criatividade e ao otimismo, é utilizada para chamar a atenção. É boa opção para detalhes ou botões de compra.
  • Azul:desperta confiança na marca e segurança. É frequentemente utilizada em negócios corporativos, pois estimula a produtividade.
  • Laranja:representa uma marca amigável, sociável, ativa, e até divertida. É geralmente aplicada em CTAs com o objetivo de estimular compradores impulsivos.
  • Preto:cor com grande peso, relacionada à sofisticação, elegância e eficiência, é atrelada ao luxo e ao poder, ideal para produtos sofisticados.
  • Rosa:é indicada para produtos destinados a adolescentes e de uso pessoal feminino.
  • Roxo:diretamente ligada à resolução de problemas, como uma cor que acalma. É utilizada para produtos de beleza anti-idade e rejuvenescedores.
  • Verde:é uma cor que provoca relaxamento, remete à estabilidade, possibilidade e tranquilidade. Passa o sentimento de saúde e renovação, além de ser associada à natureza e ao meio-ambiente.
  • Vermelho:a mais quente e mais dinâmica entre as cores, que estimula energia e excitação, incentiva ações e a confiança, provoca a sensação de urgência e ansiedade. É ideal para liquidações.

Realize testes A/B em sua campanha de email marketing

Os testes A/B são excelentes ferramentas para ajudar a descobrir qual é o melhor formato de call to action para a sua campanha de e-mail marketing.

Realizar o procedimento é um processo bem simples! Crie duas ou mais versões do mesmo e-mail, alterando apenas algumas características de seu CTA. Depois de enviado o e-mail, veja qual CTA gerou maior conversão e utilize-o como padrão nas próximas campanhas.

Teste apenas um elemento do seu CTA, por exemplo: cor, posicionamento, fonte, chamada etc.; para ter certeza sobre qual característica realmente faz a diferença e deve ser implementada.

Agora que você sabe o que é um CTA, como criá-lo e quais cores pode usar, coloque em prática e aumente a taxa de conversão de suas campanhas de email marketing.

Aprimore seus conhecimentos e confira 4 dicas de e-mail marketing para revolucionar o seu negócio.

2019-02-15T09:10:34-03:00By |Email Templates|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Marketing e Copywriter PRO, é especialista em conteúdo de funil para e-mail marketing e estrategista de SEO com foco em persuasão e influência.

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