Como produzir conteúdos de E-mail Marketing assertivos para as PERSONAS certas

 

  • Por que você cria e-mail marketing?
  • Pra quem você direciona seus e-mails?
  • Como você produz seus conteúdos de e-mails?

Produzir conteúdo de e-mail marketing não significa somente escrever um texto sobre algum assunto que você julga interessante e enviar para sua base de clientes. A ideia vai muito além disso quando você quer transmitir uma mensagem, divulgar um produto/serviço, informar, e principalmente vender. 

A partir do momento que você produz um conteúdo de e-mail memorável, as chances de você obter resultados satisfatórios e vender mais são maiores. Acredite! Hoje vamos abordar como produzir conteúdos assertivos de e-mail marketing para as personas certas. Vem comigo!

Um bom conteúdo começa pela escolha do seu objetivo.

Assim como em nossa vida, para alcançar nossos sonhos precisamos estabelecer objetivos, certo? Do mesmo jeito é no mundo dos negócios.

Para conquistarmos o sucesso nas vendas precisamos alinhar nossa empresa a um objetivo claro, por isso é importante que você entenda o real motivo em criar conteúdos instigantes.

E então, qual é o seu objetivo?

  • atrair mais visitantes para o seu site ou blog;
  • vender mais produtos/serviços;
  • estabelecer um relacionamento com os clientes;
  • conquistar seguidores nas redes sociais;
  • oferecer recompensa por meio de cadastro;
  • convidar os clientes para um evento, palestra ou webinars.

Com o objetivo estabelecido torna-se muito mais fácil planejar o conteúdo do e-mail. Feito isto, é o momento de pensar para quem você vai direcionar a sua mensagem.

Siga 11 passos para fazer um bom planejamento de conteúdo.

Antes de começar a criar seu texto:

  1. defina seu objetivo;
  2. saiba quem são suas personas;
  3. pense no funil de vendas;
  4. segmente sua base;
  5. escreva bons assuntos;
  6. personalize seu e-mail;
  7. crie conteúdos memoráveis;
  8. faça bons templates;
  9. escolha o CTA matador;
  10. realize testes A/B;
  11. mensure e analise.

Não há engajamento sem a persona ideal.

O que significa esse termo? Significa dizer que de nada adianta você escrever vários e-mails e enviar para toda a sua base sem um direcionamento adequado para pessoas que vão de fato, se interessar pelo o que você está oferecendo. Por isso é ideal que você determine um objetivo e conheça seu público. Só assim você conseguirá ter engajamento e bons retornos.

Que persona é o seu alvo de conteúdo?

É a Maria, o João, o Pedro ou a Laura? Todos ou apenas dois deles? Você já pensou nessas questões? Se ainda não, aqui vão alguns pontos importantes que vão te ajudar a criar sua persona.

Pense nas seguintes características:

  • Qual é o seu trabalho.
  • Que empresa é a dela.
  • Quais são os objetivos e desafios.
  • Suas informações pessoais.
  • Hábitos de compra.
  • Como consome informações.

Determine a persona que você irá se relacionar!

PERSONAS são personagens semi-fictícios que representam o seu comprador ideal, ou seja, o seu público-alvo. Quando falamos em marketing digital tratamos este público como personas por ser mais fácil de saber seus hobbys, profissão, objetivos e desafios.

Exemplo: “Bárbara é estagiária em marketing, tem 22 anos e estuda Publicidade e Propaganda. Ela gosta muito da área de marketing digital e por esse motivo se interessa por assuntos relacionados a E-mail Marketing, Inbound Marketing, redes sociais e afins. Geralmente ela faz muitas pesquisas sobre materiais ricos, como: e-books, cursos, palestras e webinars para melhorar seu know-how na área.”

Ao contrário do público-alvo que é mais conciso, direto. Exemplo: “mulheres, de 21 a 35 anos, classe B e C, do segmento de comunicação.”

Percebe a diferença? As vantagens em criar personas é que você direciona o conteúdo do e-mail de maneira coerente e mais assertiva, a fim de atender às necessidades e solucionar o problema no momento em que a pessoa precisa. Sem contar que é também um grande facilitador na produção do conteúdo.

Conheça tão bem seu público como você conhece um melhor amigo.

Para criar as personas você precisa traçar o perfil de uma pessoa em potencial que compraria o que você vende e usar metodologias significativas para entender o seu comportamento e nível de conhecimento a respeito do que você vai propor. Você pode fazer entrevistas com seus clientes – caso os tenham – por meio de formulários, envios de e-mails, ou então entrevistas pelas redes sociais.

Dica: não crie muitas personas para não perder o foco. O ideal é que você faça pelo menos duas e só mude caso necessário. É aquele ditado: “mas vale um pássaro na mão do que dois voando.”

O que muda na hora de produzir o conteúdo?

Você já criou suas personas e agora está prestes a produzir seu conteúdo de e-mail. Mas aí você se depara com a seguinte dúvida: “como vou escrever o conteúdo de modo que meu público tenha interesse?” Existem algumas atribuições que precisam ser levadas em consideração no momento de produzir um texto. Veja quais são:

1) Linguagem

  • culta;
  • formal;
  • informal;
  • gíria;

A linguagem vai variar muito do seu tipo de público. Certamente se você estiver conversando com empresários, o tipo de linguagem adequado seria a formal. Diferentemente se você criar o conteúdo de e-mail para jovens.

2) Tipo de email

  • infográfico;
  • e-books;
  • whitepapers;
  • webinars;
  • vídeos;
  • listas;
  • newsletter;
  • reviews.

Depende muito do que se quer comunicar e qual é a ação que você deseja que seu público tome. Por exemplo, os e-books são utilizados quando a persona quer saber mais a respeito do assunto de seu interesse. Neste caso, ela já identificou o seu problema e busca uma solução para ele.

3) Tamanho do email

Eis a questão. O e-mail precisa ser extenso ou não? Vai depender muito do que você quer transmitir e também se o conteúdo do e-mail é rico ou não. Portanto, não se esqueça que o conteúdo de e-mail só é valioso se conseguir alcançar a pessoa ideal no momento que ela precisa.

Acredito que agora ficará muito mais fácil para você criar conteúdos de e-mail marketing assertivos, utilizando essas estratégias.

Para te ajudar com isso, baixe este e-book para aprender as “Estratégias para criar e-mails marketing certeiros.” Agora é só colocar a mão na massa! Aproveite e saiba como escolher um template de e-mail marketing para o seu negócio. 

Beijos, 

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