Saiba como usar o e-mail marketing para gerar compras por impulso

//Saiba como usar o e-mail marketing para gerar compras por impulso

Saiba como usar o e-mail marketing para gerar compras por impulso

Não adianta negar, pois sabemos bem que você já fez compras por impulso em algum momento da sua vida. Porém, não precisa se preocupar, afinal, isso é muito mais comum do que imaginamos e diversas pessoas já passaram por essa mesma situação.

Todavia, quando você resolve aplicar isso em seu negócio é preciso priorizar a compra por um estímulo positivo, e não aquela venda que force o cliente a fazer algo que não quer. Quando se trata de campanhas via e-mail marketing, por exemplo, é preciso desenvolver uma boa comunicação com seu cliente, entendendo seus hábitos e necessidades.

Sendo assim, trouxemos neste artigo algumas dicas primordiais para você induzir o seu público a aproveitar as melhores ofertas. Continue a leitura e confira!

Aproveite as datas comemorativas

Sem sombra de dúvidas, uma das formas mais eficazes de tocar no sentimento do consumidor é apelar para as datas comemorativas, principalmente se você fez a lição de casa e segmentou bem a sua base de contatos. Existem datas que mexem com as pessoas e, naturalmente, fazem o hábito consumista aparecer sem pensar duas vezes.

No dia das mães, dos pais, das crianças, dos namorados, da mulher e demais datas de aspecto afetuoso, você pode criar e-mails que expliquem o quanto é importante presentearmos pessoas que gostamos e que isso é uma das melhores demonstrações de carinho. Se você conhece o seu público-alvo e trabalha bem a estratégia de personas, fica fácil criar e-mails que acertem em cheio as necessidades dos clientes.

Você pode explorar datas não tão conhecidas do público, tais como o dia do riso (18/01), dia do dublador (29/06), dia da caridade (19/07), dia da criatividade (17/11), entre outras que possa agregar um conteúdo relevante. É possível também criar alertas para datas que estão por vir, dando a oportunidade do lead se precaver e fazer as suas compras com antecedência.

Ofereça produtos ou serviços complementares

Se for bem-feita, essa é uma estratégia que tem tudo para ampliar a fidelização de clientes no seu negócio, tendo em vista a preocupação com os interesses do público. Oferecer produtos ou serviços que complementem a experiência de consumo dos clientes é uma forma de trabalhar o inconsciente dos seus contatos e mostrar mais vantagens que eles não podem perder.

Vamos imaginar que você venda produtos para usar na academia, por exemplo, e que o seu contato comprou uma camiseta apenas. Para alimentar o fluxo de nutrição de e-mails, você pode mostrar ao cliente que além dessa peça de roupa, ele pode levar um squeeze, um tênis, um suplemento alimentar e assim por diante.

Essa tática de oferecer algo que supere as expectativas do seu público é essencial para construir um relacionamento de confiança e gerar engajamento com as campanhas. Além disso, a probabilidade é maior de fazer com que o seu cliente avance rápido na jornada de compra, contribuindo significativamente para a lucratividade da empresa.

Faça ofertas especiais

Quem não gosta de um mimo, de um agrado qualquer ou simplesmente que lembrem da nossa existência como pessoa? Não tem algo mais gratificante que abrir um e-mail e ver que a mensagem escrita ali não é robótica, ou seja, há uma preocupação em oferecer ofertas justas que estejam de acordo com o nosso gosto e bolso.

Sempre que possível, planeje ofertas especiais para os clientes da sua base e os leads que acabaram de chegar. Isso faz com que haja um estreitamento de laços com o público e as compras por impulso tendem a surgir nessa pequena gentileza. Não se acanhe em destinar cupons de desconto de 5%, 10%, 15% ou as populares ofertas acima de 40% em que o “gerente está maluco”.

Você pode também criar combos de ofertas e mostrar que, na compra de dois ou mais produtos, o cliente tem o valor diminuído no total e ainda dispõe de facilidades de pagamento sem juros. Como pós-venda, é possível enviar um e-mail de agradecimento e mostrar que na próxima oportunidade a pessoa terá acesso a outros descontos e que a cada nova aquisição ela tem a chance de receber brindes exclusivos.

Use o senso de urgência

Sabe aqueles anúncios em que os vendedores dizem “só hoje”, “só nessa hora”, “para os primeiros que entrarem em contato agora”, entre outros termos? Então, assim como o gatilho da prova social é indispensável para mostrar que a marca tem credibilidade no mercado e que vale a pena comprar na sua loja virtual, o gatilho da escassez tem um efeito ainda melhor no cérebro do consumidor.

Aquele velho ditado que só damos valor quando perdemos algo faz muito sentido, principalmente no e-commerce, pois a sensação que o produto vai escapar das nossas mãos é horrível. Por isso, veja que essa é a estratégia ideal para influenciar a tomada de decisão dos clientes ao melhor estilo “tudo ou nada”.

Para aumentar sua performance por e-mail, instigue o contato para aproveitar a oferta naquele instante, a fim de não correr o risco de perder as condições favoráveis da campanha. Se quer estimular a ação dos clientes ainda mais, aplique um cronômetro com contagem regressiva, indique poucas peças no estoque, trabalhe com o limite de datas e acompanhe como a sua audiência se comporta com esse tipo de mensagem.

Conceda frete grátis em algumas compras

É bem provável que você já tenha percebido que muitas pessoas abandonam os produtos no carrinho do e-commerce e desistem de vez de comprar, não é mesmo? Isso é absolutamente comum e, na maioria das vezes, pode acontecer por conta de um probleminha bem simples de se resolver: o valor do frete.

Pensando em influenciar a decisão de compra do público, não tem nada mais prazeroso do que ver um anúncio com frete grátis bem destacado. Isso faz com que a chance de abandono de carrinho diminua e os visitantes do site possam concluir suas compras sem quaisquer problemas com um valor que, dependendo do local de entrega, deixaria a aquisição um pouco complicada de ser efetuada.

No entanto, saiba escolher estrategicamente os produtos que merecem o frete grátis, oferecendo-o a partir de um determinado valor e, com isso, incentivando o consumidor a levar um pouco mais. Uma dica interessante é atrelar a entrega gratuita com ações nas redes sociais, isto é, fazendo com que haja conteúdo gerado pelo usuário e, assim, a empresa tenha uma melhora no alcance da marca.

Para concluirmos, lembre-se de mensurar os resultados obtidos para identificar acertos ou erros nas campanhas e remodelar as estratégias. É importante ressaltarmos que o público deve efetuar não só as compras por impulso, mas aquelas em que tem a plena consciência de que o seu produto ou serviço é a melhor escolha.

Conseguiu aprender bastante com o artigo de hoje? Que tal ficar por dentro de outro assunto que pode complementar ainda mais esse tema? Aproveite a visita ao nosso site e descubra como utilizar as técnicas de copywriting para e-mail marketing!

2019-03-06T17:49:08-03:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

Deixar Um Comentário