Como promover um Marketing de Conteúdo incrível para sua empresa!

//Como promover um Marketing de Conteúdo incrível para sua empresa!

Como promover um Marketing de Conteúdo incrível para sua empresa!

A prioridade para conseguir promover um Marketing de Conteúdo incrível para sua empresa é a organização. Para isso, responda as perguntas: você já possui um cronograma e/ou planejamento do que deseja comunicar, por que e para quem?

O marketing de conteúdo está dentro do marketing digital, ou seja, faz parte de um conjunto de atividades que a empresa (ou pessoa) executa online para atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver a identidade de sua marca.

Uma estratégia bem alinhada com os objetivos e propósitos da sua empresa é fundamental para que todos que trabalham com você entendam como promover de maneira incrível os conteúdos que são produzidos.

Siga essas 09 dicas incríveis que separei e comece já a desenvolver conteúdos de qualidade em nome da sua empresa para as pessoas que vocês querem atrair.

Tenha claros seus objetivos antes de começar a produzir

Só chega ao destino quem sabe com clareza aonde quer ir, concorda? Por isso tenha seus objetivos claros antes de começar a trabalhar e produzir os conteúdos que você pretende divulgar. Pensar o que realmente quer obter para sua empresa é fundamental. Seguem algumas possibilidades para te inspirar:

  1. Reconhecimento da marca (visibilidade/likes nas redes sociais).
  2. Engajamento com a marca (pessoas interagindo com elas).
  3. Retenção de clientes.
  4. Aumento de novas vendas.
  5. Gerar leads (potenciais novos clientes).
  6. Auxiliar em vendas recorrentes.

Enfim, escolha aquele ou aqueles que fazem mais sentido no propósito que a sua empresa possuí e corra atrás com foco alinhado nos objetivos que definiu antes de começar a produzir ou trabalhar no seu marketing de conteúdo.

Personas, quem é ou são as suas?

Criar a ou as suas personas é fundamental para descobrir para quem você está fazendo esse marketing de conteúdo. Essa é uma das melhores formas de saber quem é o seu público e o que eles querem.

Temos um conteúdo que fala exclusivamente de Personas. Clique aqui para conferir.

Mas não se engane achando que é só sair “inventando” uma persona. Para alcançar sucesso e produzir conteúdos incríveis é preciso que sejam realizadas pesquisas junto aos seus clientes, e a partir delas desenvolver a ou as suas personas.

Uma dúvida comum quando falamos de persona é saber qual a diferença entre Buyer Persona x Público-Alvo. Bom, o primeiro é a caracterização e interpretação das pesquisas realizadas com seus clientes que são transformadas em pessoas reais, as quais vão comprar o seu produto.

É de extrema importância, deixar documentado tanto a Buyer persona como todo o caminho/pesquisa para chegar até ela. Já o público-alvo é bem abrangente e não irá lhe ajudar muito para criar seus conteúdos por ser muito amplo, dificultando a criação do conteúdo.

Um exemplo para ilustrar: as Agências de Publicidade são o seu Público-Alvo, mas é o Diretor de Criação é a sua persona e é para ele que você deve focar o seu esforço de produção de conteúdo relevante. Entende? =°)

Canais de Conteúdo: o blog e as redes sociais

  • O Blog

O Blog é um dos principais canais de conteúdo, caso ainda não possua, lembre-se de cria-lo e customizá-lo, deixando-o com a cara da sua empresa, recheado de conteúdos que atrairão a visita da sua persona. Hoje é fácil criar um Blog e um dos mais utilizados é o WordPress.

Nós inclusive temos plugin do WordPress pronto para você automatizar o envio dos conteúdos do seu Blog direto para quem tiver se cadastrado. Confira aqui.

O blog nada mais é do que um recurso onde você troca conteúdo de valor (Marketing de Conteúdo) pelo contato da pessoa, para depois avaliar isso e entender se ele ou ela tem o perfil para ser um potencial cliente seu.

Quando o assunto é conversão por blog os sites que melhor performam têm em média de 20-25% de sucesso, ou seja, a cada 100 pessoas que visitam esse canal de conteúdo, 25 deixam seus dados e se candidatam a potenciais compradores. Legal, não?

  • As Redes Sociais

Elas, as Redes Sociais, são muito importantes para promoverem os seus canais de conteúdo, inclusive o blog. Mas necessitam de planejamento. Não entre em qualquer uma delas só porque estão na moda. =°/

É preciso uma boa análise para saber se ela condiz com sua estratégia e se está dentro do seu planejamento original. Afinal, não adianta nada gastar seu tempo e seu dinheiro à toa.

As redes sociais mais utilizadas são: Facebook (1,6 bilhão de usuários), Youtube (+ de 1 bilhão), Linkedin (400 milhões), Twitter (310 milhões), Google+ (100 milhões), e as Redes de Imagens (Instagram, Pinterest, Vine, Tumblr, Slideshare).

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O E-mail Marketing é um dos principais canais de entrega do marketing de conteúdo

Definitivamente o e-mail marketing é um dos principais canais de entrega de conteúdo para quem solicitou receber isso. Você pode por ele, por exemplo: enviar novos conteúdos do seu blog, newsletter com indicações de assuntos em pauta, ativar fluxos automáticos de nutrição de relacionamento, entre outros tipos de envios, como uma simples mensagem de feliz aniversário.

Uma boa lista de e-mail é o um dos ativos mais preciosos da sua empresa (desde que o contato entre voluntariamente para ela), já que ela te permite realizar uma comunicação direta com o seu cliente.

Caso você não tenha a sua, confira o nosso E-book: como captar novos contatos.

Segmentar sua base de contatos é importantíssimo também para conseguir uma maior taxa de abertura e gerar conteúdos mais eficientes aos seus destinatários. Enviar mais e-mail relevante para um grupo sempre menor de contatos. Essa métrica resulta em sucesso, pode confiar.

Para realizar um bom e-mail marketing é preciso, dentre outras coisa, utilizar um e-mail de remetente do seu envio com um domínio próprio e autenticado.

Com isso você irá mostrar que suas mensagens saem de um servidor seguro e que os conteúdos enviados estão protegidos, aumentando assim, as chances de suas mensagens serem entregues na caixa de entrada dos destinatários e cada vez menos serem marcadas como SPAM.

E lembre-se, realizar testes de envios com a sua mensagem, vai ajudá-lo a entender qual o conteúdo que possui mais engajamento.

O seu Marketing de Conteúdo deve focar no funil de vendas

Para que o seu Marketing de Conteúdo funcione corretamente é necessário uma nutrição de leads focada no funil de vendas, ou seja, uma sequência de disparos de e-mail com objetivos específicos baseados em algum evento ou característica que classifique esse público.

Cada e-mail marketing precisa qualificar/educar mais o seu lead e sempre enviar em intervalos de tempo alinhados com o conteúdo que produziu.

O funil de vendas é dividido, geralmente, em três partes principais:

TOPO: Atrair (audiência, falar de coisas mais amplas, audiência geral, maior alcance).
MEIO: Convencer (resolvendo as dúvidas das pessoas).
FUNDO: Converter (levando elas a comprar da sua empresa).

Automatize a distribuição do seu Marketing de Conteúdo

Plataformas de automação de marketing agregam os dados de cada lead, através de landing pages e segmentação por comportamento, fazendo, após isso, novos disparos baseados em regras de qualificação de leads que serão passados para o seu time de vendas.

Isso, além de te ajudar na nutrição, economiza tempo de todos os envolvidos no processo.

Crie processos internos e escolha as melhores ferramentas para sua estratégia

Criar processos internos bem definidos dentro de uma rotina recorrente e organizada te ajudará a evoluir na compreensão do que é melhor para que sua estratégia atinja os objetivos que vocês pensaram inicialmente. Escolher as melhores ferramentas para isso é fundamental para o alcance do sucesso.

Reuniões semanais, mensais ou de acordo com a demanda de sua empresa são um primeiro passo nessa direção. Nessas oportunidades você poderá, por exemplo, decidir o que será feito de novos conteúdos e o que será veiculado naquele mês em sua empresa.

Foque na criação de Conteúdo atualizado

Manter-se atento sobre o seu mercado (ler blogs, revistas, falar com seus clientes sobre dúvidas, falar com o seu time de vendas, suporte), anotar ideias, ter uma rotina de estudos, é de extrema importância para que você produza sempre um conteúdo atualizado e que vá de encontro com o que a ou as suas personas estão procurando.

O Google Trends é uma ferramenta incrível para que você entenda como as pessoas estão procurando pelos conteúdos que você pensou em criar.

Na escrita para web a leitura é mais dinâmica, em vários formatos, elementos interativos, e é interessante que tenha um caráter de ”escaneabilidade” (capacidade de entender o texto em uma única olhada).

Existe apenas uma regra simples: escrever sempre, quanto mais escrever um conteúdo, mais assertivo e dinâmico ficará seu post. Claro que os primeiros vão levar tempo, mas os resultados em médio e longo prazo justificam os esforços, pode acreditar. =°)

Mensure para sempre melhorar

É importantíssimo que você mensure os resultados para sempre melhorar, pois marketing de conteúdo está muito ligado à performance, ou seja, está preocupado com os resultados dos negócios, da mesma forma que o comercial está preocupado com as vendas.

Ele é um marketing focado em métricas e nos processos. Pergunte-se: quanto vou gastar para atrair um lead qualificado e gerar uma venda?

Nele é preciso gerar resultados. Utilizar com frequência o Key Performance Indicator (indicador de chave de desempenho), te ajuda a mensurar o desempenho dos processos da empresa e com essas informações, colaborar para o alcance dos objetivos.

Lembre-se: O bom conteúdo não é aquele melhor escrito ou maior. É aquele que é entregue na hora certa e quando a pessoa mais precisa.

Ficou com alguma dúvida? Você pode conferir essas 7 estratégias para criar conteúdo relevante para e-mail marketing ou então escreve abaixo que eu vou amar te responder. =°)

Beijos e que vocês colham ótimos resultados!

2019-02-15T09:11:03-03:00By |Email Templates|0 Comentários

Sobre o Autor:

Atendimento ao cliente há 4 anos e especialista em planejamento estratégico de campanhas para e-mail marketing com foco no gerenciamento de resultados.

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