Como personalizar um e-mail marketing da forma correta?

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Como personalizar um e-mail marketing da forma correta?

Com cada vez mais informação indo e vindo na internet todos os dias, as pessoas estão sobrecarregadas e ficaram mais seletivas em relação ao conteúdo que consomem. Assim, o seu e-mail marketing arrisca ser ignorado se não trouxer uma mensagem que realmente cause identificação perante o público.

Felizmente, isso é possível de se conquistar com relativa facilidade, bastando contar com o software e a estratégia certos. A saída está em personalizar um e-mail marketing para deixá-lo de uma forma que se encaixe perfeitamente nas expectativas e nos interesses do destinatário.

Trata-se de uma maneira de deixar de enviar o mesmo conteúdo para toda a sua audiência. Isso faz que seu material seja mais valorizado porque é de total interesse do público que o está recebendo. Saiba mais a seguir!

O que significa personalizar um e-mail marketing?

Conforme a tecnologia evolui, surgem formas mais eficazes de chegar à audiência em campanhas de marketing. Não é mais tão estratégico criar um mesmo material para atingir todo o público, já que essas pessoas têm particularidades que podem ser consideradas para aumentar significativamente o grau de identificação e, logo, a taxa de abertura.

Ao abrir a sua caixa de entrada, qual assunto chamaria mais a sua atenção? Um título genérico ou aquele que menciona seu nome? Certamente é a segunda opção. Graças às possibilidades dos softwares de automação de e-mail marketing, é possível implementar uma série de iniciativas que deixam o conteúdo com a cara do cliente.

As possibilidades vão além de simplesmente colocar o nome do cliente no assunto. Pensar em personalização significa segmentar seu conteúdo com base nos interesses do público e levar em conta as informações de audiência para criar um material cada vez mais especializado.

Como personalizar um e-mail marketing e aprimorar os resultados?

Agora que você já sabe o que significa personalizar um e-mail marketing, precisa conhecer as principais maneiras de utilizar esse recurso para impulsionar o sucesso dos disparos. Como existem diversas possibilidades, pode ficar difícil escolher aquelas que melhor se adaptam às suas necessidades.

Veja a seguir quatro formas de personalizar um e-mail marketing!

Segmente seu conteúdo para características e interesses distintos

As pessoas gostam mais de receber um material que tem a ver com o que interessa a elas. Então, deve ser um aspecto importante da sua estratégia sempre garantir que o conteúdo seja segmentado. Isso significa criar múltiplos envios para partes diferentes da audiência.

As possibilidades são infinitas porque dependem de uma série de interações dos inscritos com a sua empresa. Por exemplo, é possível separar a lista com base na data da última compra ou pelo tipo de produto que costuma comprar. O próximo passo é criar conteúdo com foco nessas particularidades.

Se alguém tem interesse por eletrônicos, dá para obter bons resultados ao enviar ofertas desse departamento para esse destinatário. O mesmo vale para outros traços e hábitos da audiência que você pode detectar a partir do seu conteúdo.

Envie conteúdo para pessoas que estão em determinados locais

Opções de segmentação costumam ser ótimos caminhos para personalizar um e-mail marketing, ainda mais quando contam com a ajuda da tecnologia para trazer sucesso a você. Que tal disparar conteúdo apenas para pessoas de uma certa cidade ou bairro? O seu potencial de visibilidade vai subir consideravelmente.

Isso é possível graças às informações de cadastro dos destinatários. Ao desenvolver uma ação local, vale mais a pena divulgá-la para quem realmente terá como aproveitá-la. Leve em consideração o local dessas pessoas para atingi-las com o seu conteúdo.

Existem mais formas de captar dados referentes à localização sem precisar pedir essa informação ao público. Por exemplo, uma loja com diversas unidades em várias cidades pode se basear naquelas que são escolhidas pelo cliente para determinar a localização dele.

Use os dados do público para chegar até ele

Quando os inscritos no seu e-mail marketing inserem os próprios dados no cadastro, você passa a ter algumas informações estratégicas deles que podem ajudar a enriquecer a sua abordagem. Pelo menos o nome dessas pessoas você tem e isso já é um ótimo começo.

Diversos softwares de disparo de e-mail marketing permitem inserir o nome do destinatário no assunto ou até no texto, conforme o necessário. Isso causa um grau maior de identificação porque passa ao destinatário a impressão de ser um conteúdo feito especialmente para ele.

Você pode fazer isso com outras informações do cadastro. Você pede o nome da empresa que o inscrito trabalha? Então também pode usar esse termo onde preferir no seu conteúdo para uma segmentação mais pessoal. O mesmo vale para outros campos do seu registro. Explore todas as possibilidades!

Implemente uma estrutura de conteúdo dinâmico

Você pode personalizar um e-mail marketing de forma manual e obter ótimos resultados. No entanto, isso também vale para a automação. Usando blocos de conteúdo dinâmico, você pode fazer com que parte do seu material — ou até ele todo — seja diferente sem que você precise criá-lo separadamente.

Isso é possível por meio de alguns softwares de disparo de e-mail marketing que são capazes de extrair conteúdo de outros locais para rechear o envio. Por exemplo, você pode trazer os últimos posts do seu blog de determinada categoria, com base no interesse do destinatário.

Dessa maneira, é possível obter um grau de identificação superior sem gastar muito tempo pensando em múltiplas abordagens para segmentações diferentes da audiência. Estude as possibilidades e implemente a solução que se encaixa melhor nas características da sua campanha.

Tudo pronto para começar a sua estratégia?

Agora que você já conhece os principais meios de personalizar um e-mail marketing, o próximo passo é iniciar o processo de estruturação da estratégia. Leve em consideração os seus objetivos e as características do seu público-alvo para produzir um conteúdo que consiga produzir identificação.

Lembre-se, ainda, da importância de acompanhar de perto os resultados dos disparos. Confira se os números estão dentro do esperado e, se não estiverem, ajuste rapidamente as estratégias para reverter esse quadro.

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Sobre o Autor:

Designer há 12 anos e formado em Criação e Produção Gráfica Digital, com experiência criação de mídia online e offline.

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