Saiba como monitorar o envio de campanhas de e-mail marketing

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Saiba como monitorar o envio de campanhas de e-mail marketing

Após a baixa taxa de respostas às suas campanhas de e-mail marketing que enviou centenas (ou até milhares) de e-mails corporativos, muitos profissionais se perguntam se essa é, realmente, uma estratégia de marketing válida.

Afinal, como é possível obter retorno por meio desse método que, embora muito simples, parece ser ignorado por consumidores com suas caixas de correio eletrônico lotadas de spam?

Se você está desanimado com o retorno das suas ações de e-mail marketing, não deixe de ler este post! Você vai descobrir como o monitoramento das campanhas é essencial para alcançar o público certo, fazê-lo abrir suas mensagens e obter resultados. Preparado?

Principais benefícios do monitoramento de campanhas de e-mail marketing

Identificar com quem vale a pena investir tempo

A chave para o sucesso é focar nas ações que realmente levam aos resultados desejados. Ao monitorar a campanha você descobrirá quais contatos são clientes em potencial e filtrará sua base para manter apenas os propensos a gerar bons negócios.

Avaliar o retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica já conhecida no mundo dos negócios. Ela permite descobrir se o esforço empregado em uma ação garantiu um resultado que justificasse o investimento realizado.

Melhorar os resultados

Avaliar o ROI é apenas o primeiro passo. Mais importante que determinar essa taxa é identificar as razões que levaram ao sucesso ou fracasso e adaptar a fórmula para obter um retorno melhor na próxima tentativa.

Fatores para o sucesso de campanhas de e-mail marketing

Foco na qualidade dos leads

O que importa não é a quantidade de e-mails, mas os leads qualificados que eles podem gerar. Por isso, é melhor ter uma lista com 1.000 e-mails de potenciais clientes do que um milhão de contatos sem identificação com sua proposta.

Segmentação da base de dados

Não basta que os leads sejam qualificados, é necessário falar com cada um deles de acordo com suas expectativas e interesses. Por isso, a base deve estar devidamente segmentada.

Confiabilidade das informações

Não adianta comprar uma lista em algum lugar, mesmo que o fornecedor afirme que ela está segmentada. Esse não é um trabalho simples, e dificilmente alguém faria isso com qualidade a um custo tão baixo.

Contratar um profissional ou uma empresa especializada para garimpar uma lista qualificada é um investimento muito mais lucrativo do que “economizar” e acabar com uma relação inútil em mãos.

Utilização das ferramentas certas

Por meio das ferramentas é possível saber a quantidade de e-mails enviados, devolvidos, abertos/lidos, cliques e descadastramentos. Dessa forma é possível avaliar a qualidade da lista de e-mails e do conteúdo distribuído.

Como monitorar a divulgação por e-mails corporativos?

O que uma empresa deve analisar ao monitorar campanhas de e-mail marketing? Conheça algumas métricas importantes:

Taxa de abertura

É uma porcentagem que indica quantas pessoas abriram o seu e-mail. É um indicador importante, que mostra se o seu conteúdo interessa àquela lista de contatos ou não. Embora o número possa variar, uma boa taxa de abertura costuma variar entre 20 e 40%.

Cliques

Essa métrica mostra quantas pessoas clicaram em algum link da sua campanha de e-mail. Lembre-se que essa taxa considera um número menor de pessoas, já que um percentual grande sequer abre as mensagens. Uma taxa considerada saudável situa-se entre 20 e 30% de cliques.

Visitas

É uma métrica que mostra quantas pessoas visitaram o seu site a partir das suas campanhas de e-mail marketing. Ela é importante se o seu objetivo é levar o consumidor à sua página na internet.

Conversões

A taxa de conversão indica o interesse do seu público no produto e a eficiência da ação. Ela é calculada dividindo o total de acessos pelo número de pedidos gerados.

O e-mail marketing é uma estratégia válida e eficaz, mas deve ser usada da maneira correta para atrair um público qualificado e resultar no fechamento de negócios. A ajuda especializada é uma alternativa interessante para garantir o retorno do investimento.

Entendeu que os e-mails corporativos podem ser muito úteis à sua estratégia de marketing, desde que sejam direcionados ao público certo?

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Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

4 Comments

  1. Karina 30 de agosto de 2017 em 11:33

    Ótimas dicas Felippe. O blog de vocês está muito bom, com diversas matérias que tem ajudado na construção do meu site. Estou unindo todo o conhecimento aqui adquirido e aplicando-o usando para criar meu site sobre games em WordPress, com uma ferramenta bem fácil e gratuita. Logo vou colocar ele no ar, assim que conseguir produzir uns 5 posts iniciais para que mantenha um fluxo e já estreie com uma boa quantidade de conteúdo que me permita prender os primeiros leitores, de modo que sintam vontade de voltar e continuar lendo.

    • Bárbara Dias 4 de setembro de 2017 em 16:54

      Que bom que curtiu as dicas, Karina. Toda semana publicamos um conteúdo rico. Se ainda não assinou nossa newsletter para receber as novidades, então assine. Abraços. 🙂

  2. KELLY 9 de agosto de 2017 em 12:56

    Gosto muito dos assuntos enviados para mim. Obrigada!

    • Felippe Bento 9 de agosto de 2017 em 13:01

      Que bom Kelly!

      Fico feliz em te ajudar a expandir seu conhecimento.

      Conte conosco. 🙂

      Abraços!

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