Apesar de já se falar em integração de e-mail marketing com Google Analytics há mais de dois anos, percebo que poucas pessoas entendem e utilizam, ao menos, uma pequena parcela de todo o potencial que desta união.
Como você deve saber, o Analytics é uma poderosa ferramenta estatística que monitora todos os acessos de um site, tais como a origem dos acessos, a velocidade de carregamento do site, o tipo de conexão, dentre muitas outras informações.
Caso ainda não a use, acesse este link e comece imediatamente. É grátis!
Como instalar o Analytics no meu site?
A instalação é muito simples, porém, é necessário ter acesso à área administrativa de seu site ou ao código fonte das páginas, pois é preciso inserir um Código de Acompanhamento em todas as páginas.
Acesse o site do Google Analytics e crie uma conta. Após o cadastro, siga os passos até a obtenção do Código de Acompanhamento e adicione-o em seu.
Também é possível pegar o código e passá-lo para que o responsável por seu site insira-o pra você.
Com o Código de Acompanhamento em mãos, insira-o em todas as páginas de seu site. De preferência, entre as tags do cabeçalho de seu site (<header></header>).
Como integrar minha campanha com o Analytics?
Com a ferramenta @MediaPost é bem simples fazer a integração, veja:
Quando estiver criando sua mensagem, clique no botão “Mais opções” e depois em “Integrar com Google Analytics”, como na imagem abaixo:
Ao clicar, o campo “Nome da Campanha” é exibido. Insira o nome que deseja dar para sua campanha (Esta informação será exibida no Analytics. Sugiro usar o assunto de sua mensagem) e clique em “Salvar”.
Caso não utilize nossa ferramenta, acesse o link abaixo e aprenda como integrar suas campanhas com o Analytics:
E-mail marketing + Google Analytics: Saiba como fazer essa integração e obter mais relatórios
Como funciona esta integração?
Depois de confirmada a integração, são inseridas informações em todos os links de sua mensagem.
Veja um exemplo do antes e depois:
Antes:
mediapost.com.br
Depois:
mediapost.com.br?utm_source=MediaPost&utm_medium=EmailMarketing&utm_campaign=Assunto da minha mensagem
Como pode ver, na URL foram inseridas informações que serão enviadas para seu site assim que o usuário clicar no link. O Código de Acompanhamento do Google Analytics que foi adicionado ao seu site irá captura-las e assim conseguirá gerar os relatórios.
Você pode saber mais sobre o funcionamento desta URL builder da Google.
Integrado? Certo. Vamos visualizar os relatórios
Após realizar o envio para seus contatos, acesse sua conta Google Analytics e siga os passos abaixo para visualizar os relatórios.
No menu de navegação lateral, clique em “Aquisição” e depois em “Campanhas”:
Feito isso, à direita aparecerão as campanhas que geraram visitas ao site.
Clique na qual deseja visualizar mais informações e pronto. Aparecerá um relatório como o abaixo:
Note que uma das colunas é a de Conclusões de meta. Estas são as conversões que a campanha gerou.
O que é uma meta?
Neste contexto, uma meta é a conclusão de um objetivo. Por exemplo, depois de fazer a assinatura da newsletter o usuário é direcionado para uma página de agradecimento. Neste caso, uma meta foi atingida.
Neste caso, a meta é o usuário chegar à página de agradecimento pela assinatura.
Uma meta pode ser:
- Venda de um produto ou serviço;
- Cadastro para uma newsletter;
- Solicitação de proposta;
- Solicitação de mais informações;
- Ficar mais de 30 segundos em um artigo;
- E qualquer uma outra que desejar.
Se você acessar uma campanha e na coluna Conversões de meta não aparecer nenhum valor, significa que nenhuma meta foi atingida ou você ainda não definiu uma, e por isso o Analytics não consegue exibir esta informação. Veja abaixo como definir uma meta.
Como definir uma meta no Analytics?
É possível criar diversas metas em sua conta do Analytics. Não é difícil. Para criar uma, clique aqui ou siga o seguinte caminho:
Clique em Administrador lá no topo da página:
Na coluna Visualizar, clique em Metas:
Por último, clique no botão Nova meta:
Configure-a e pronto. Sua meta está criada.
Em resumo:
Vimos como criar uma conta, instalar o código de acompanhamento em um site, como integrar a campanha com o Google Analytics, criar metas e visualizar os resultados de uma campanha.
Perceba que é possível integrar com diversas campanhas. Use este recurso e assim conseguirá mensurar todas as suas campanhas de e-mail marketing.
Conseguirá identificar:
- Qual envio gerou melhor resultado;
- Qual foi o ROI (Retorno do Investimento) de cada campanha;
- Quais páginas os usuários mais visualizaram;
- Qual produto mais vendeu através do email marketing;
- Se a campanha gerou abandono de carrinho;
- e muito mais…
Dica especial
Se você possui uma loja virtual, envie para seu site as informações de seus contatos, como Nome, E-mail, Telefone, etc. (todas as informações de sua lista de contatos) e facilite a navegação de seus contatos.
Além disso, você conseguirá identificar qual contato abandonou um carrinho com produtos, por exemplo.
Converse com a pessoa responsável por sua loja e ela saberá como fazer isso. É possível enviar as informações de seus contatos no próprio link para seu site. Legal, não?
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Espero que este artigo lhe seja útil.
Se tiver dúvidas, deixe-a nos comentários deste artigo. Com certeza ela será respondida e irá agregar valor ao artigo.
Abraço e até a próxima!
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