Como medir campanhas de e-mail marketing?

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Como medir campanhas de e-mail marketing?

Muitas organizações ainda gastam dinheiro, à toa, comprando listas com milhares de e-mails de pessoas e empresas para ofertar produtos e promoções. O mais interessante é que os vendedores afirmam que a base de e-mails está segmentada, e as organizações, por ingenuidade e falta de experiência sobre internet e e-mail marketing, acreditam.

Para Wikipédia, e-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de Marketing Direto. Sua principal função é garantir que o maior número possível de pessoas leiam seu e-mail e tenham acesso a mensagem. Atualmente, a comunicação por e-mail é usada para encontrar novos clientes, aumentar o número de vendas, manter clientes e mensagens padrões (status de pedidos etc.).

Nesse sentido, o sucesso de campanhas de e-mail marketing está na segmentação da base de dados, conhecer seu banco de e-mails, isto é, seus clientes. Conhecendo seu cliente, a empresa conseguirá falar com cada um deles de forma exclusiva.

Então, em vez de gastar dinheiro comprando informações de pessoas desconhecidas, é mais negócio contratar um profissional para garimpar informações daqueles clientes que realmente interessam. Sua empresa terá mais lucro tendo mil e-mails de pessoas que você realmente conheça do que ter 100 mil que você não sabe nem o nome. Dessa forma, as informações de seus clientes, como e-mail e celular, devem ser guardadas a sete chaves: o futuro e o lucro da empresa dependem desses dados.

Sendo assim, desenvolvi uma metologia para avaliar o sucesso das campanhas de e-mail marketing, através de elementos visuais, facilitando a interpretação dos dados pelos gerentes marketing da empresa. Essa metodologia foi adaptada do texto “Métricas para e-mail marketing de Gustavo Loureiro, e dos Velocímetros em Excel, criados por João Henrique.

Toda vez que uma mensagem de E-mail Marketing é enviada, a ferramenta de disparo mostra algumas informações, como quantidade de e-mails enviados, devolvidos, abertos/lidos, cliques e descadastramentos. Com essas informações de retorno, consegue-se avaliar a eficiência da resposta, ou seja, a qualidade da lista de e-mails através dos KPIs: taxa de envio, taxa de abertura, taxa de descadastramentos (opt-out) e a taxa de cliques.

De nada adianta concentrar esforços levando consumidores para seu website, se sua empresa não utiliza uma ferramenta de web analytics para medir a eficiência do mesmo. Agora se sua empresa já possui esse tipo de ferramenta, é possível integrá-la à campanha de E-mail Marketing, assim informada e ter ótima vantagem estratégica.

Veja este artigo na integra: imasters
Rafael Comin

2019-02-22T14:31:17+00:00By |Estratégia, Resultados|1 Comentário

Sobre o Autor:

Especialista em Customer Success na empresa @MediaPost, atua na área desde 2015. Formada em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Um Comentário

  1. Caroline Proba 18 de outubro de 2010 em 09:39 - Responder

    É extremamente importante conhecer o seu cliente, saber como estimula-lo e usar as estratégias de comunicação certas. Isso é marketing!!!

    @carolproba
    @paraempreender

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