Uma estratégia de e-mail marketing pode ser decisiva para o sucesso da sua marca, já que é um meio eficaz de impactar a audiência certa com as ofertas adequadas. No entanto, só é possível obter bons resultados ao cuidar muito bem da gestão da lista de e-mails que você tem.
Cada envio em sua campanha de e-mail marketing precisa ser significativo. Se parte dessa audiência é inválida, seus resultados serão prejudicados e ficará mais difícil planejar novas ações. Assim como você deve sempre buscar novos inscritos, precisa garantir que os contatos já inseridos em sua lista estejam adequados.
O processo de gestão da lista de e-mails não é complicado, apenas requer comprometimento. Também não é algo que pode ser totalmente automatizado, portanto, você precisa separar um tempo do seu dia para realizar a atividade.
Mas não se preocupe! É possível otimizar esse processo com alguns passos certeiros. Veja, a seguir, 7 dicas arrasadoras para fazer a gestão da sua lista de e-mails!
1. Exclua contatos antigos ou inválidos
Você já ouviu falar em higienização da lista de e-mails? Significa realmente limpá-la com uma boa periodicidade, a fim de eliminar cadastros que não existem mais ou que são inválidos. Insistir em ter uma parcela da sua audiência inacessível pode ser bastante negativo para os seus resultados, então, é preciso criar o hábito de realizar a manutenção regularmente.
Concentre-se em excluir aqueles e-mails que não são mais utilizados, que estão cadastrados há muito tempo ou que não interagem com seus envios. Crie o hábito de fazer isso de vez em quando, seja mensalmente ou a cada dois meses.
2. Planeje segmentações estratégicas
A sua lista de e-mails pode dar origem a várias subdivisões diferentes, baseando-se em critérios que tendem a ser vantajosos para as suas campanhas. Por exemplo: um e-commerce pode separar seus cadastros baseando-se na última compra realizada por contato ou na área em que as pessoas mais costumam comprar.
Isso permite desenvolver uma comunicação voltada para cada segmento, o que é capaz de aumentar significativamente o grau de identificação com o seu conteúdo. Afinal, será adotada uma abordagem menos genérica e mais específica com a audiência.
3. Crie uma nova lista de e-mails
Como alternativa a segmentar uma mesma lista de e-mails, você pode criar novas a partir de campanhas especiais. Por exemplo: é possível convidar seu público para desfrutar de determinada oferta e captar o contato das pessoas nesse processo. A partir daí, você terá uma lista originária dessa ação.
Será mais fácil desenvolver campanhas promocionais focadas em uma audiência específica. Você pode se basear nos interesses que levaram essas pessoas a fazer o cadastro e veicular ofertas personalizadas. É uma ótima maneira de qualificar seu público e contar com uma abordagem eficaz.
4. Use ferramentas de gestão de e-mail marketing
É impensável trabalhar com e-mail marketing sem a ajuda de uma boa ferramenta que otimize as tarefas associadas a esse meio. Uma das funcionalidades presentes na maioria desses serviços é a gestão de lista de e-mails, algo que você deve ter percebido até agora e que é essencial para o sucesso de suas campanhas.
Ao considerar a contratação desse tipo de ferramenta, fique de olho nas funcionalidades oferecidas. Opte por um modelo que traz tudo o que você precisa, além da gestão de lista de e-mails. Se possível, realize um período de testes para experimentar.
5. Analise se os dados existentes são estratégicos
Quando alguém se cadastra na sua lista de e-mails, essa pessoa fornece algum dado além do nome e endereço de e-mail? Em caso positivo, você tem informações estratégicas que podem ser usadas para segmentações e futuras ações promocionais. Ao mesmo tempo, isso significa que há mais um elemento que requer sua gestão.
Fique de olho se os dados cadastrados pelos seus inscritos estão corretos e se oferecem oportunidades para as suas campanhas. Por exemplo: se você conta com informações sobre o local de residência desse público, consegue desenvolver ações com foco nesse conhecimento.
6. Defina regras de manutenção
Todo processo pode ser aprimorado ao seguir padrões preestabelecidos. Isso também vale para a gestão da lista de e-mails e pode ajudar bastante a administrar um grande volume de dados. A tarefa consiste, basicamente, em definir regras para serem seguidas ao lidar com os cadastros que a sua empresa mantém.
Já falamos sobre eliminar contatos antigos, mas como saber a quantidade? Deixe documentado o período considerado nessa eliminação e mantenha essa informação acessível a quem for lidar com as listas de e-mails. Além de otimizar o tempo de gestão, a ação ajuda a minimizar erros durante o processo.
7. Inclua novos contatos à lista
A gestão da lista de e-mails da sua empresa também envolve esforços para fazê-la crescer. Afinal, só assim será possível contar com índices cada vez melhores de visibilidade e engajamento em seu conteúdo.
Além disso, certifique-se de que o seu site contenha chamadas para a newsletter e formulários de cadastro funcionais e visíveis. Deixe bem clara a proposta de valor dos seus envios de e-mail para convencer seus visitantes a fazerem o cadastro.
Quais são os próximos passos?
A gestão da lista de e-mails é um processo essencial para o sucesso de suas campanhas. Para sempre seguir pelo caminho correto, você precisa criar o hábito de realizar essa manutenção de maneira periódica. Não deixe para fazê-la apenas quando surgirem problemas.
Ao trabalhar com e-mail marketing, a qualidade da sua lista se torna decisiva para o sucesso. Afinal, são pessoas que receberão o seu conteúdo e que poderão avançar no funil de vendas até decidirem pelo produto ou serviço. Qualquer falha nas informações cadastradas pode comprometer a sua capacidade de impactar a audiência correta.
Para finalizar, certifique-se de documentar as etapas da gestão da lista de e-mails. Assim, será mais fácil trabalhar de forma produtiva se existirem padrões a serem seguidos. Também procure utilizar uma plataforma de e-mail marketing e contratar uma agência especializada em relacionamento digital para ter bons resultados.
Após descobrir como fazer a manutenção da sua lista, que tal aprender sobre o processo de captação de novos contatos? Basta baixar o e-book gratuito!
Felipe: Excelente suas sugestões – Ajudaria muito se a finalização para receber o feed back e COMO PUBLICAR NO FACE BOOK E OUTROS DA REDE SOCIAL. Tentei contratar um profissional para ajudar mas não achei nenhum
Oi, Dario. Bom dia! Obrigada pelo elogio. No caso, você sugere um conteúdo sobre como publicar nas redes sociais ou, está a procura de alguém que faça isso para você? Um abraço.