Como fazer a gestão da lista de e-mails? Veja 7 dicas arrasadoras.

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Como fazer a gestão da lista de e-mails? Veja 7 dicas arrasadoras.

Uma estratégia de e-mail marketing pode ser decisiva para o sucesso da sua marca, já que é um meio eficaz de impactar a audiência certa com as ofertas adequadas. No entanto, só é possível obter bons resultados ao cuidar muito bem da gestão da lista de e-mails que você tem.

Cada envio em sua campanha de e-mail marketing precisa ser significativo. Se parte dessa audiência é inválida, seus resultados serão prejudicados e ficará mais difícil planejar novas ações. Assim como você deve sempre buscar novos inscritos, precisa garantir que os contatos já inseridos em sua lista estejam adequados.

O processo de gestão da lista de e-mails não é complicado, apenas requer comprometimento. Também não é algo que pode ser totalmente automatizado, portanto, você precisa separar um tempo do seu dia para realizar a atividade.

Mas não se preocupe! É possível otimizar esse processo com alguns passos certeiros. Veja, a seguir, 7 dicas arrasadoras para fazer a gestão da sua lista de e-mails!

1. Exclua contatos antigos ou inválidos

Você já ouviu falar em higienização da lista de e-mails? Significa realmente limpá-la com uma boa periodicidade, a fim de eliminar cadastros que não existem mais ou que são inválidos. Insistir em ter uma parcela da sua audiência inacessível pode ser bastante negativo para os seus resultados, então, é preciso criar o hábito de realizar a manutenção regularmente.

Concentre-se em excluir aqueles e-mails que não são mais utilizados, que estão cadastrados há muito tempo ou que não interagem com seus envios. Crie o hábito de fazer isso de vez em quando, seja mensalmente ou a cada dois meses.

2. Planeje segmentações estratégicas

A sua lista de e-mails pode dar origem a várias subdivisões diferentes, baseando-se em critérios que tendem a ser vantajosos para as suas campanhas. Por exemplo: um e-commerce pode separar seus cadastros baseando-se na última compra realizada por contato ou na área em que as pessoas mais costumam comprar.

Isso permite desenvolver uma comunicação voltada para cada segmento, o que é capaz de aumentar significativamente o grau de identificação com o seu conteúdo. Afinal, será adotada uma abordagem menos genérica e mais específica com a audiência.

3. Crie uma nova lista de e-mails

Como alternativa a segmentar uma mesma lista de e-mails, você pode criar novas a partir de campanhas especiais. Por exemplo: é possível convidar seu público para desfrutar de determinada oferta e captar o contato das pessoas nesse processo. A partir daí, você terá uma lista originária dessa ação.

Será mais fácil desenvolver campanhas promocionais focadas em uma audiência específica. Você pode se basear nos interesses que levaram essas pessoas a fazer o cadastro e veicular ofertas personalizadas. É uma ótima maneira de qualificar seu público e contar com uma abordagem eficaz.


4. Use ferramentas de gestão de e-mail marketing

É impensável trabalhar com e-mail marketing sem a ajuda de uma boa ferramenta que otimize as tarefas associadas a esse meio. Uma das funcionalidades presentes na maioria desses serviços é a gestão de lista de e-mails, algo que você deve ter percebido até agora e que é essencial para o sucesso de suas campanhas.

Ao considerar a contratação desse tipo de ferramenta, fique de olho nas funcionalidades oferecidas. Opte por um modelo que traz tudo o que você precisa, além da gestão de lista de e-mails. Se possível, realize um período de testes para experimentar.

5. Analise se os dados existentes são estratégicos

Analise os resultados conquistados nas redes sociais.

Quando alguém se cadastra na sua lista de e-mails, essa pessoa fornece algum dado além do nome e endereço de e-mail? Em caso positivo, você tem informações estratégicas que podem ser usadas para segmentações e futuras ações promocionais. Ao mesmo tempo, isso significa que há mais um elemento que requer sua gestão.

Fique de olho se os dados cadastrados pelos seus inscritos estão corretos e se oferecem oportunidades para as suas campanhas. Por exemplo: se você conta com informações sobre o local de residência desse público, consegue desenvolver ações com foco nesse conhecimento.

6. Defina regras de manutenção

Todo processo pode ser aprimorado ao seguir padrões preestabelecidos. Isso também vale para a gestão da lista de e-mails e pode ajudar bastante a administrar um grande volume de dados. A tarefa consiste, basicamente, em definir regras para serem seguidas ao lidar com os cadastros que a sua empresa mantém.

Já falamos sobre eliminar contatos antigos, mas como saber a quantidade? Deixe documentado o período considerado nessa eliminação e mantenha essa informação acessível a quem for lidar com as listas de e-mails. Além de otimizar o tempo de gestão, a ação ajuda a minimizar erros durante o processo.

7. Inclua novos contatos à lista

A gestão da lista de e-mails da sua empresa também envolve esforços para fazê-la crescer. Afinal, só assim será possível contar com índices cada vez melhores de visibilidade e engajamento em seu conteúdo.

Além disso, certifique-se de que o seu site contenha chamadas para a newsletter e formulários de cadastro funcionais e visíveis. Deixe bem clara a proposta de valor dos seus envios de e-mail para convencer seus visitantes a fazerem o cadastro.

Quais são os próximos passos?

A gestão da lista de e-mails é um processo essencial para o sucesso de suas campanhas. Para sempre seguir pelo caminho correto, você precisa criar o hábito de realizar essa manutenção de maneira periódica. Não deixe para fazê-la apenas quando surgirem problemas.

Ao trabalhar com e-mail marketing, a qualidade da sua lista se torna decisiva para o sucesso. Afinal, são pessoas que receberão o seu conteúdo e que poderão avançar no funil de vendas até decidirem pelo produto ou serviço. Qualquer falha nas informações cadastradas pode comprometer a sua capacidade de impactar a audiência correta.

Para finalizar, certifique-se de documentar as etapas da gestão da lista de e-mails. Assim, será mais fácil trabalhar de forma produtiva se existirem padrões a serem seguidos. Também procure utilizar uma plataforma de e-mail marketing e contratar uma agência especializada em relacionamento digital para ter bons resultados.

Após descobrir como fazer a manutenção da sua lista, que tal aprender sobre o processo de captação de novos contatos? Basta baixar o e-book gratuito!

Sobre o Autor:

Formado em Marketing e pós-graduado em Comunicação Empresarial, é especialista em performance de Marketing Digital com foco em e-mail marketing.

2 Comments

  1. Dario Giordano 2 de novembro de 2018 em 07:59

    Felipe: Excelente suas sugestões – Ajudaria muito se a finalização para receber o feed back e COMO PUBLICAR NO FACE BOOK E OUTROS DA REDE SOCIAL. Tentei contratar um profissional para ajudar mas não achei nenhum

    • Bárbara Dias 5 de novembro de 2018 em 08:04

      Oi, Dario. Bom dia! Obrigada pelo elogio. No caso, você sugere um conteúdo sobre como publicar nas redes sociais ou, está a procura de alguém que faça isso para você? Um abraço.

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