Pequenos erros podem causar grandes transtornos. Enquanto alguns deles prejudicam a imagem da empresa e dão a impressão de um trabalho amador, outros podem causar até mesmo enormes prejuízos. Por isso, conferir a mensagem antes de clicar no botão enviar é uma ótima prática. Quer ajuda nessa tarefa? Então, confira o checklist de e-mail marketing que preparamos neste post!
A importância de conferir o e-mail com cuidado
Em muitos casos, o e-mail marketing é o único ou o principal canal de comunicação entre a sua empresa e os clientes. Fazer essa mensagem ultrapassar vários obstáculos e ser aberta pelo lead já é uma grande vitória!
Porém, para a decepção do lead, não é incomum as mensagens conterem erros. Alguns deles, apesar de muito simples, afetam a forma como o público vê a empresa.
Erros de ortografia, concordância e digitação, por exemplo, demonstram descuido. Eles podem dar a ideia de que o negócio é pouco profissional e que realiza suas atividades sem prestar atenção aos detalhes.
No entanto, existem equívocos ainda mais graves. Imagine um e-mail promocional com o preço do produto errado: a bota que custaria R$ 199 é oferecida por R$ 19. Os resultados possíveis são um grande prejuízo ou um tremendo desgaste com o consumidor.
Portanto, é essencial conferir qualquer mensagem de e-mail marketing antes do envio. Esse cuidado, embora exija atenção e tempo, evita transtornos muito maiores.
Itens que não podem faltar no seu checklist de e-mail
Selecionamos alguns itens que não podem faltar na conferência do e-mail marketing. É importante aplicar esse checklist principalmente quando a empresa usa ferramentas de automação, que disparam mensagens para um número muito grande de destinatários e não é possível fazer qualquer correção depois. Confira!
1. Lista de e-mails
Cada mensagem tem destinatários específicos. Embora algumas empresas disparem os e-mails para toda sua base ao mesmo tempo, sabemos que nem sempre essa é a melhor estratégia. A segmentação de clientes potencializa o sucesso das campanhas. Com ela, é possível enviar conteúdo e ofertas que interessam àquele público específico, aumentando as chances de conversão.
Por isso, o primeiro cuidado é verificar se a campanha é correta para determinado grupo. Para facilitar esse processo, uma boa dica é nomear as listas de acordo com o propósito ou segmento que elas reúnem.
Um e-commerce de moda feminina, por exemplo, pode ter várias listas, baseadas no seu CRM:
- mulheres interessadas em roupas;
- mulheres interessadas em sapatos;
- mulheres interessadas em bolsas;
- mulheres interessadas em roupas e sapatos.
Acreditamos que esses exemplos são suficientes para mostrar que a segmentação e a conferência da lista permitem que a empresa ofereça a isca certa para um determinado tipo de cliente. Assim, é possível priorizar as mulheres interessadas em sapatos na época de liquidação do estoque desse item. A lista pode ser ainda mais subdividida, mostrando que a empresa conhece muito bem seu consumidor.
O mesmo princípio vale para outros tipos de segmentação. A empresa pode enviar um tipo de conteúdo para os leads que ainda estão no topo de funil, outro para os que estão no meio do funil e uma terceira opção para quem está perto da decisão, aumentando a eficácia da estratégia.
2. Links
Imagine que o lead abre o e-mail, fica encantado com a foto do produto, gosta da breve descrição, entende que o preço é imbatível e clica no link. Até aqui, essa história teria todos os elementos para um final feliz — a compra!
Porém, muitas empresas desperdiçam essa oportunidade com erros no link. Ele conduz a outro produto ou mostra uma página de erro, causando uma grande decepção. Portanto, antes de enviar o e-mail marketing, é fundamental conferir os links. Clique sobre eles e veja se realmente levam o consumidor ao lugar esperado, seja para encontrar o conteúdo que despertou interesse, seja para o produto anunciado.
3. Assunto
O assunto merece um post à parte. Afinal, é ele que chama a atenção do lead, instiga a abertura da mensagem ou condena o e-mail à lixeira. Por isso, essa breve linha precisa ser elaborada e conferida com muita atenção.
O tamanho da linha de assunto também é importante. Nos celulares, a pessoa verá entre 30 e 40 caracteres. Um título maior que esse será cortado, deixando a frase sem sentido e perdendo a oportunidade de chamar a atenção do lead.
Essa é uma ferramenta poderosa para potencializar as suas taxas de abertura. Além de caprichar na redação, crie sempre duas opções. Use-as para fazer testes A/B e perceber que tipo de linguagem é mais efetiva com seu público.
4. Conteúdo
O conteúdo é o coração da estratégia de marketing. Por isso, comece garantindo que sua mensagem não tem o principal erro referente a ele: a falta de relevância para sua persona.
É preciso que as mensagens tenham um equilíbrio perfeito entre a qualidade do conteúdo e a previsibilidade dos disparos. Elas devem ter informações úteis para solucionar os problemas da persona e adequadas à sua posição na jornada de compras. Além disso, cheque outros elementos: mais uma vez, a correção ortográfica e gramatical conta muitos pontos.
5. Exibição da campanha
Mesmo depois de revisar o texto, é importante fazer uma nova verificação depois que ele é inserido no layout. Isso evita que a mensagem chegue ao destinatário distorcida, com erros na correlação entre imagem e conteúdo.
Quando se usa a automação, alguns equívocos bobos podem prejudicar a exibição da campanha. Se a regra é usar um parâmetro entre colchetes para inserir uma informação, esquecer esse sinal pode deixar a mensagem muito estranha.
Por exemplo, se a regra é colocar [#NOME#] para exibir a mensagem: “Maria, você já conferiu nosso novo post?”, a digitação de NOME#] pode produzir um resultado diferente: “NOME#], você já conferiu nosso novo post?” Erros, grandes ou pequenos, prejudicam a imagem da empresa!
6. CTA
Parabéns, até aqui a sua empresa conseguiu se comunicar com o lead. Mas, o que ela espera dele? Se ele abriu a mensagem, isso significa que está disposto a interagir com seu negócio. Use as Call To Action (chamadas à ação) para isso!
A Call To Action depende da posição do cliente em relação ao funil de vendas. Então, fique atento! Não envie uma mensagem com a oferta de um produto ou serviço para quem acabou de assinar a sua newsletter, por exemplo. Quando bem usadas, as CTAs são ferramentas incríveis para gerar conversões.
Mesmo depois de todos esses cuidados, uma boa prática é realizar um disparo de teste. Ao enviar o e-mail para você mesmo ou para um endereço com essa finalidade, é possível visualizar exatamente o que o lead vai receber e fazer correções antes do envio.
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