Enfim 2019! 🙂
Diferentemente do que muitos brasileiros pensam o ano não começa após o carnaval, mas sim a partir do momento que chegamos ao primeiro dia útil de janeiro. E é aí que estão as oportunidades, e como diria W.Young Jr: “É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter uma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.”
E que tal começar o ano se organizando em suas campanhas? Chega de filosofar e vamos colocar as mãos na massa! Vou lhe dar algumas dicas de como fazer isso. Confira!
Para campanhas bem estruturadas pense:
1 Na base de contatos
Para começar eu te pergunto: você separa suas bases por origem? Se a resposta for não, meu amigo, você está perdendo uma grande oportunidade de identificar a origem dos contatos que mais lhe dão retorno, e com isso, enviar campanhas segmentadas. Imagina só um cenário em que suas bases de contatos, de cada canal, estão validadas, separadas e segmentadas por origem, por exemplo:
Formulário de cadastro para o site e blog
- Footer
- Header
- Lateral
Campanha em mídias sociais
Landing page
- E-book
- Planilha
Após realizar a separação de cada canal, será possível medir qual base de contatos tem melhor performance e com isso, investir mais nesse tipo de captação. Se você ainda não fez, então comece! #Ficaadica de 2019!
2 Campanhas de email marketing
Procure separá-las também por categorias e se possível, crie pastas e subpastas para organizá-las melhor. Até para que você ou outra pessoa que ficará responsável consiga encontrar facilmente o que procura.
Exemplo:
Pasta mãe: Marketing 2019
Subpastas:
- Datas comemorativas
- Esporádicos
- Promoções
Com este formato, você conseguirá visualizar melhor o que já fez no decorrer do ano e ainda, poderá medir a performance de determinado mês. Simples assim!
3 Assunto das mensagens
Aqui você precisa ser o mais criativo e também organizado possível. Para isso, crie uma planilha e ordene os assuntos por categoria inserindo uma coluna para:
- campanha;
- categoria;
- assunto;
- data do envio;
- hora do envio;
- dia da semana;
- quantidade de aberturas que o assunto gerou.
Além disso, crie um campo para escrever os assuntos que você irá usar em sua campanha antes de realizar os disparos. Ao dispor todas estas informações em uma planilha será possível mapear o perfil de sua base e identificar se ela é mais forma, despojada, informal etc. Capriche na escolha dos assuntos e faça teste A/B.
Para te ajudar, criei uma planilha de exemplo, clique aqui para baixá-la.
Qualquer dúvida é só comentar aqui embaixo.
Um forte abraço,
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