Para traçar um bom plano de marketing e arrasar nas campanhas, é importante ficar atento ao calendário de datas comemorativas. Essas ocasiões são perfeitas para estimular o consumidor e promover sua marca, produto ou serviço.
Dependendo da data, você pode investir em promoções, decoração temática de vitrines, e-mail marketing e muito mais, sempre com muita criatividade para despertar a atenção do seu público-alvo. No post de hoje, separamos as principais sazonalidades do calendário de datas comemorativas 2019 para que possa planejar suas ações. Confira!
1 de janeiro – Ano Novo
Começar 2019 com ações especiais pode ser uma boa pedida para o seu negócio.
Uma ideia interessante é criar promoções exclusivas para essa época do ano, como um saldão dos produtos que sobraram do Natal. Assim, você consegue escoar o estoque antigo e ter espaço para receber mercadorias novas. Além disso, também é possível aumentar o capital de giro da sua empresa, o que é ótimo para planejar novos investimentos e campanhas.
19 de fevereiro – Dia do Esportista
Pra quem trabalha com saúde e bem estar essa data é ótima pra esquentar os tambores do ano que já começa com festa. Mensagens com frases de efeito podem ajudar a melhorar o valor das suas ofertas!
5 de março – Carnaval
O dia 5 de março está reservado para aqueles que gostam de cair na folia e também para os que aproveitam esse tradicional feriado para viajar ou ficar em casa relaxando. Que tal arrasar nesse Carnaval com uma campanha bem bacana?
8 de março – Dia Internacional da Mulher
Em 8 de março é chegado o momento de reconhecer e valorizar a todas as mulheres que muito lutaram pela igualdade de gêneros. Por se tratar de um tema que está em alta ultimamente, é uma excelente data para homenagear essas guerreiras. Invista na criatividade e surpreenda suas clientes!
15 de março: Dia do Consumidor
O cliente é tão importante que até ganhou uma data especial. Aproveite essa ocasião e criar uma campanha especial para seus consumidores!
21 de abril – Páscoa
Quem não gosta de deliciosos ovos de chocolate? Em 2019, a Páscoa será comemorada no dia 21 de abril. Aproveite para fazer uma campanha recheada de ofertas incríveis.
21 de abril – Tiradentes
Uma das datas históricas mais importantes para o nosso país, o feriado de Tiradentes cai no domingo. Uma excelente pedida para prolongar o fim de semana, não é mesmo?
23 de abril: Dia do Livro
Essa data é bastante conhecida, especialmente para os amantes da literatura. Não deixe a oportunidade passar em branco e programe uma campanha especial para aproveitar a ocasião.
1 de maio – Dia do Trabalho
O público interno também precisa ser contemplado nas ações das empresas. Que tal organizar um evento comemorativo ao Dia do Trabalhador?
12 de maio – Dia das Mães
O Dia das Mães é conhecido por ser a segunda data comercial mais relevante para as vendas, ficando atrás apenas do Natal. Esse é o momento de investir pesado em campanhas, promoções, decoração de lojas, produtos inovadores e o que mais for possível.
Mãe é um ser único e iluminado, que merece todo nosso amor, carinho e respeito. Em 2019, as ações especiais para celebrar o dia dessa importante pessoa serão feitas na data de 12 de maio, mas tradicionalmente o período de vendas começa na sexta-feira que antecede essa data!
Programe-se com antecedência.
12 de junho – Dia dos Namorados
Que tal fazer uma campanha especial para os apaixonados de plantão? O Dia dos Namorados será em uma quarta-feira em 2019.
20 de junho – Corpus Christi
A data que celebra o corpo de Cristo, que também é feriado nacional, cairá em uma quinta-feira, por isso muitas empresas devem fazer um feriado prolongado. Uma boa oportunidade de fazer algo diferente.
15 de julho: Dia do Homem
O público masculino movimenta cada vez mais as compras. Artigos como perfumaria, roupas, acessórios e eletrônicos são ótimas pedidas para esse público. Não deixe de criar uma campanha personalizada para cativar esse consumidor.
11 de agosto – Dia dos Pais
O Dia dos Pais é uma das datas mais importantes no calendário de datas comemorativas de 2019. Aqui no Brasil, a data é comemorada sempre no segundo domingo de agosto, caindo, este ano, no dia 11.
O Dia dos Pais no Brasil foi instaurado pelo publicitário Sylvio Bhering, sendo comemorado pela primeira vez em 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Neste ano, que tal apostar e valorizar os ensinamentos de nossos pais por meio de ações especiais que toquem fundo no coração dos clientes?
15 de agosto: Dia do Solteiro
Sim, o Dia do Solteiro existe e é uma ótima data para fazer ações publicitárias mais descontraídas e próximas ao seu cliente. De origem chinesa, a ocasião, por ser pouco conhecida, é a chance de sua empresa sair na frente das demais!
7 de setembro – Independência do Brasil
Mais um feriado que cairá na quinta-feira. Que tal uma estratégia com muito verde e amarelo para aproveitar este momento que o país está passando e fortalecer o sentimento de união e consciência coletiva?
12 de outubro – Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida
Além da data que homenageia a santa padroeira do Brasil, 12 de outubro também é o Dia das Crianças, uma excelente data para fazer uma campanha bacana para os pequenos. Tradicionalmente, é uma das épocas mais importantes para o varejo, afinal, quase toda família possui uma criança para presentear.
15 de novembro – Proclamação da República
Já o feriado de Proclamação da República será comemorado em uma quarta-feira. Assim como o feriado da Independência, é uma boa data para promover campanhas especiais ligadas à nação.
29 de novembro: Black Friday
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos. Basta ver alguma série ou filme americano para perceber o quanto essa data é aguardada por eles. A data é comemorada sempre na quarta sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças.
Aqui no Brasil, a Black Friday começou em 2010, seguindo o padrão americano, com descontos que vão até 80%. Especialmente nos últimos anos, ela ganhou muita força, principalmente no varejo online, tornando-se tão importante quanto o Natal, visto que muitas pessoas aproveitam os descontos e antecipam as compras de fim de ano.
CONTEÚDOS EXTRAS:
> 5 tipos de e-mail marketing que você deve enviar na Black Friday
> Como criar um fluxo de nutrição de leads atrativo para a Black Friday?
2 de dezembro: Cyber Monday
Dando continuidade na Black Friday, a segunda-feira consecutiva à data é conhecida como a Cyber Monday. Ela ainda não é tão conhecida no país quanto a primeira, mas tende a ganhar muita relevância no calendário de datas comemorativas de 2019. Por isso, é importante ficar atento e aproveitar a época para vender bastante, principalmente se você atua no e-commerce.
25 de dezembro – Natal
Pinheirinhos, enfeites, Papai Noel, tudo isso pode estar na campanha do Natal 2019, que será celebrado em uma quarta-feira. Gostou do nosso calendário de datas comemorativas? Caso saiba de outra data interessante, conte para a gente nos comentários.
Nossa me ajudou muito, gostei….!!
gostei bastante amei me ajudou nos meus trabalhos MT obrigado a quem fez isso parabens por um trabalho tão bem feito
gostei bastante amei me ajudou nos meus trabalhos MT obrigado ao desenvoveldores!
Lembraram do Black Friday mas não lembraram do dia da consciência negra e nem do deficiente(um dia depois do cyber monday)
Olá Wagner, tudo bem?
Esse post apenas menciona algumas datas que você encontrará em nosso calendário.
Você encontrará datas como a do Dia da Consciência Negra assim que baixar o calendário.
Muito obrigado.
Abraços.
Eu amei me ajudo muito
Eu amei me ajudo muito
Gostei muito , porém faltou colocar o dia 15 de Outubro dia do Professor , não podemos deixar esse profissional de fora .:)
Que bom, Josiana. Vamos atualizar e aí inserimos a data. Obrigada pelo feedback e por ter gostado do material. ♥
Como posso isso pro Calendario do meu cel?
Oi, Chico Lucas. Se você tiver o aplicativo da agenda do Google instalado em seu smartphone, ao integrar o calendário automaticamente ele ficará salvo. Ele só fica armazenado na agenda do Google, não na agenda do celular. Espero ter ajudado. Um abraço e ótima semana.
Amei
Oi, Gabriela. Que bom que gostou! Temos também sugestões de campanhas com as datas de alguns meses. Recentemente, postamos um conteúdo sobre campanhas para junho. Dá uma olhada: https://www.mediapost.com.br/blog/acoes-de-marketing/ Qualquer dúvida estamos à disposição. Abraços.