A grande importância de ter um blog na estratégia de Inbound Marketing ♥

//A grande importância de ter um blog na estratégia de Inbound Marketing ♥

A grande importância de ter um blog na estratégia de Inbound Marketing ♥

Dentre os diversos tipos de conteúdo que você pode usar em sua estratégia de inbound marketing, o BLOG é o canal de distribuição que permite a publicação e compartilhamento de conteúdos relacionados ao seu negócio a qualquer momento, e tem o objetivo de atrair visitantes e convertê-los em leads.

Neste post, vou te mostrar porque é importante ter um blog para suas estratégias de Inbound Marketing. Confere aí. ?

Como o blog atrai novos visitantes?

Um blog pode receber visitantes, por meio de diversas origens, como:

  • um link que você compartilha nas redes sociais;
  • uma pesquisa feita nos sites de busca;
  • o bom e-mail marketing com link do post;
  • a indicação de amigos, conhecidos e etc.

Sabemos que quando as pessoas têm dúvidas ou estão com algum problema, elas buscam por respostas e uma solução, certo? O jeito mais fácil e comum de fazer isso é pesquisar em um site de busca para encontrar o conteúdo que atenda às suas necessidades.

Pois bem é aí que você tem a oportunidade de usar o blog dentro da estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo. Mas como assim? ?

Muito bem, vou te explicar. ?

Quando você cria publicações relevantes que são capazes de sanarem as dúvidas ou resolver o problema da pessoa, você aumenta suas chances de ser encontrado nos resultados de busca e isso faz com que os motores de buscas indexem e apresentem o seu blog para as pessoas nas pesquisas que tiverem conteúdo relacionado com o seu.

Esse processo de produção de conteúdo para um blog faz parte da fase de atração da metodologia de Inbound Marketing. Mas não se esqueça, quanto mais conteúdo relevante e qualificado você produzir, mais chances de aumentar o tráfego no seu blog você terá.

Convertendo os visitantes em leads é de grande importância na sua estratégia

Cada acesso de um visitante no seu blog é uma oportunidade para você interagir e convertê-lo em lead.

Só que não basta apenas ter muitos posts, mas sim um conteúdo atraente e que ajude o leitor a encontrar as respostas para suas dúvidas e dores. Além de que você também precisa transmitir confiança e conhecimento sobre o assunto. ?

Utilize o blog em todas as etapas de sua estratégia de marketing e crie um conteúdo específico para cada uma delas. Veja só:

  • o seu conteúdo precisa ser 80% voltado para a consciência, conhecida como o Topo de funil, fase em que o leitor conhece melhor o seu problema e busca por soluções;
  • deste conteúdo 20% deve ser divido entre a consideração e a decisão, conhecidos por meio e fundo de funil. Neste processo fale sobre o problema do seu leitor de uma maneira específica e apresente o seu produto ou serviço como a solução para ele. ?

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Utilizar o CTA no blog também pode ?

Saiba que em cada publicação você pode levar o seu leitor à execução de uma ação utilizando o CTA (call to action) direcionando ele assim para leitura de outro post, ou ainda solicitando que ele deixe um comentário ou assine a sua newsletter, por exemplo.

Esses pedidos de ação através de um CTA no seu blog precisam ser pensados durante a criação da sua estratégia de inbound marketing.

Acredite, se o seu conteúdo for interessante e útil para o visitante com certeza você ganhará um leitor. E mesmo que de imediato ele não tenha se tornado um lead, em mais alguns posts isso poderá se concretizar. Crie conteúdos matadores para isso! ♥

Faça pesquisas em outros meios para aprimorar sua estratégia de inbound marketing

Busque sempre meios de atrair o seu visitante para convertê-lo em um lead. Para tanto faça pesquisas nas redes sociais, em sites e blogs, e veja os comentários das pessoas nas publicações que de alguma forma estarão relacionadas com seu produto ou serviço.

Pode confiar, essa é uma estratégia de inbound marketing eficaz que vai te ajudar muito a criar conteúdo do tipo “eles perguntam, você responde”.

Produza um bom conteúdo para o seu blog para obter bons leads

Criar um conteúdo de qualidade, com links internos que ajude o leitor a compreender facilmente o que você está falando é essencial para mantê-lo como um leitor fiel do seu blog.

Usar um CTA que gere interesse e principalmente seja bem escrito, também faz toda a diferença, e é a chave para o sucesso do seu blog e aquisição de muitos leads.

Portanto una bons conteúdos aos bons CTA’s com sua estratégia de inbound marketing para atrair mais visitantes, transformá-los em leads e garantir conversões!

Agora que você já sabe que ter um blog é importante para suas estratégias, saiba como o Inbound Marketing pode te ajudar a criar listas de e-mails.

Bons insights! ?

 

2019-02-15T09:43:52-03:00By |Estratégia|4 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Marketing e Copywriter PRO, é especialista em conteúdo de funil para e-mail marketing e estrategista de SEO com foco em persuasão e influência.

4 Comments

  1. Edson 19 de julho de 2017 em 12:51

    Legal, Bárbara!
    Sempre tive uma dúvida e não sei se vc conseguiria responder. Para quem trabalha com B2B, o Blog é importante, claro. Mas sabemos que o Pulse, do LinkedIn, pode ser vital. E, se eu publicar um artigo no Blog e o mesmo no LinkedIn, este último não entregará com a mesma relevância do que se fosse um conteúdo exclusivo.
    Aí, vem a dúvida: Blog ou Pulse? O que priorizar, para quem não tem tempo de escrever a mesma coisa de duas formas diferentes?

    • Bárbara Silva 19 de julho de 2017 em 14:18

      Oi Edson, tudo bem?

      Como você não tem tempo para produzir textos diferentes, você pode replicar os seus conteúdos do blog no Pulse do LinkedIn, sem problemas. O que difere entre eles é que fazer as postagens dos conteúdos relevantes no blog, irá favorecer o seu rankeamento no Google organicamente (SEO), por meio das palavras-chave. Já o Pulse do LinkedIn vai contribuir para você obter engajamento com suas conexões e pessoas que têm interesse no conteúdo relevante que você oferece.

      Espero ter ajudado e qualquer coisa estou à disposição. =D

      Abraços,

      • Edson 19 de julho de 2017 em 14:22

        Sim, Bárbara… Era o que eu imaginava fazer. Mas soube que o LinkedIn prioriza textos exclusivos em seus critérios de distribuição. Mas vou me informar melhor quanto a isso. Muito obrigado! 😉

        • Bárbara Silva 19 de julho de 2017 em 14:39

          Edson,

          O que você pode fazer também é publicar um resumo ou introdução do tema a ser abordado no LinkedIn Pulse, e colocar um link que direcione a pessoa para o conteúdo completo no seu blog. Ou, publicar o conteúdo no blog e esperar uma semana aproximadamente, para então, publicar o conteúdo no LinkedIn Pulse. É importante lembrar que o conteúdo que será publicado no Pulse precisa ser escaneável e relevante para que o público impactado interaja e engaje com seu material rico. =D

          Abraços,

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