Aprenda a criar um e-mail marketing criativo e irresistível!

//Aprenda a criar um e-mail marketing criativo e irresistível!

Aprenda a criar um e-mail marketing criativo e irresistível!

O uso das ferramentas corretas é decisivo para obter bons resultados em sua estratégia de marketing. Não basta escolher o recurso certo, você precisa contar com a abordagem adequada. Você precisa desenvolver um e-mail marketing criativo se deseja impactar de maneira eficaz o público da sua empresa.

O primeiro passo você já deu: entender a importância do e-mail marketing e decidir implementar uma estratégia de qualidade utilizando esse recurso. Ele pode trazer diversos benefícios para a sua visibilidade e conversões, bastando utilizá-lo adequadamente.

Todo o processo de planejamento e construção de um e-mail marketing criativo precisa ser conduzido com cuidado e total atenção às particularidades da marca e do público. Existem muitas variáveis a considerar, mas isso também traz benefícios: por conseguir personalizar tanto assim o seu conteúdo, você aumenta consideravelmente o potencial de identificação do seu envio.

Acompanhe um guia completo com todas as etapas que você precisa seguir para produzir um e-mail marketing criativo e que gere resultados. Confira!

Estude o perfil do seu público-alvo.

  • Quem o seu e-mail marketing criativo pretende atingir?
  • Qual o gênero predominante dessas pessoas?
  • E a idade?
  • Quais os interesses delas?
  • Que tipo de produtos costumam comprar?
  • De que maneira daria para resumir as principais necessidades delas?

Essas são algumas das diversas perguntas possíveis que você deve fazer ao estudar o perfil do público-alvo do seu e-mail marketing. É necessário entender muito bem o que ele precisa para que o seu conteúdo tenha alguma utilidade.

A melhor forma de fazer isso é unindo duas frentes igualmente importantes: uma boa pesquisa com uma amostra do seu público (podendo ser composta de ex-clientes ou pessoas já inscritas no seu site) e dados históricos de vendas da sua empresa.  Ao unir essas informações, você conseguirá construir um perfil completo para a sua audiência.

Planeje o que será o seu conteúdo.

Um dos principais benefícios do e-mail marketing como canal de comunicação é a possibilidade de implementar uma alta variedade de formatos de conteúdo dentro dele. Você pode criar newsletters informativas, destacar artigos do seu blog, trazer novidades da sua empresa e produtos, focar completamente na interatividade, entre outros.

O que vai determinar a escolha ideal não é a sua preferência pessoal. Aproveite tudo o que você aprendeu a respeito do perfil do seu público no passo anterior e comece a planejar o melhor material para satisfazer as necessidades dele.

Por exemplo, se a sua audiência consiste em pessoas com o dia a dia corrido, isso significa que o seu conteúdo precisa ir direto ao ponto e oferecer saídas para aliviar esse problema. Uma forma de fazer isso é trazer dicas de produtividade e gerenciamento de tempo, sempre respeitando o horário ideal para se comunicar com ela.

Dê a devida atenção ao layout.

O visual é um detalhe bastante importante para um e-mail marketing criativo. Como todo aspecto do seu envio, ele deve ajudar a gerar identificação junto ao seu público. Então as escolhas feitas nessa área dependem das informações colhidas a respeito do perfil da sua audiência.

A função do layout é facilitar o acesso do leitor ao conteúdo que ele deseja ler. Saiba utilizar fontes, cores e formas adequadas para destacar corretamente o seu material e direcionar a atenção do destinatário. Por fim, certifique-se de que esse layout é responsivo para que funcione corretamente ao sere aberto pelo celular.

Destaque corretamente os seus CTAs.

Todo conteúdo da sua empresa deve ter um objetivo e ele precisa estar bem definido em um CTA (call-to-action, ou chamada para ação). Seja um botão, seja um link ou qualquer outro elemento, ele precisa estar em devido destaque em um ou mais pontos estratégicos do seu e-mail marketing.

Além disso, é necessário planejar muito bem para onde o CTA vai direcionar o seu público. Será para uma oferta em seu site? Ou apenas para a sua página inicial? Prefira landing pages dedicadas exatamente ao seu objetivo em vez de largar o seu visitante sem qualquer rumo no seu site.

Também é importante que esses destinos estejam plenamente adaptados a todo tipo de aparelho. Se o layout do seu site não for responsivo, você vai perder um tráfego considerável de gente que acessar o seu e-mail marketing a partir de um dispositivo móvel.

Escolha os dias e horários adequados.

No primeiro passo, nós estudamos a fundo o perfil do público-alvo do seu e-mail marketing criativo. Uma das informações que saem desse levantamento é a rotina dessas pessoas, em especial, quais horários elas têm tempo para acessar a Internet. Esse dado é bastante estratégico para os seus envios.

Considere o dia a dia da sua audiência ao programar os envios de e-mail marketing da sua empresa. Não faz sentido realizar envios em momentos em que ela não poderá ler. Se você quiser contar com bons resultados, precisa que as suas mensagens sejam abertas logo que chegarem à caixa de entrada dos destinatários. Isso vale tanto para a escolha dos horários como também para a frequência.

Ao entender que o perfil do seu público é aquele que prefere receber diversas mensagens todos os dias, vale a pena investir nisso. Em caso contrário, aposte na concisão com menos disparos.

Faça experimentos e cheque seus resultados.

Como ter certeza de que tudo o que foi feito até aqui está correto? Há somente um jeito: fazendo testes e conferindo os seus retornos. Uma das principais vantagens do marketing digital consiste em poder checar os seus números de performance em tempo real, o que permite refinar a sua estratégia até o ponto em que desejar.

Testes são essenciais para que você conheça o perfil do seu público cada vez melhor. Ao perceber a preferência dele por determinados tipos de conteúdo e abordagem, basta intensificar essas ideias que deram certo para aproveitar resultados superiores.

Ignorar esse potencial é um erro gravíssimo. Vale a pena elaborar relatórios de performance dos seus envios para que seus resultados fiquem documentados para o futuro. Assim, você poderá compará-los e visualizar a sua evolução ao longo do tempo ao ponto de ser capaz de detectar tendências.

Comece a executar!

Agora você já tem um guia completo para desenvolver um e-mail marketing criativo que traga resultados de qualidade para a sua empresa. Siga cada um dos passos para contar com a melhor abordagem para aproveitar todos os benefícios desse canal de comunicação.

Todo esse processo não deve ser realizado apenas uma vez. Mantenha-se em plena evolução ao repeti-lo sempre que fizer um novo envio para que cada disparo seja mais estratégico do que o anterior.

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2019-02-25T15:04:39-03:00By |Email Templates|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

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