De acordo com o último estudo realizado pela Return Path, no primeiro semestre de 2013, apenas 59% das campanhas de e-mail marketing no Brasil chegaram à caixa de entrada dos destinatários. 15% vão para o spam e os 25% restantes são rejeitados pelos servidores de destino.
A cada dia, provedores como, Gmail, Hotmail, Yahoo! Mail e AOL melhoram seus filtros anti spam visando impedir que tudo que não é interessante para os usuários não chegue à caixa de entrada. Por um lado isto é bom, pois beneficiam o destinatário, por outro lado, prejudicam os profissionais de marketing.
Com a falta de maturidade das empresas brasileiras para e-mail marketing e o constante crescimento da prática de spam, estes provedores tendem a deixar seus filtros anti spam mais rigorosos, visando impedir que os spams lotem as caixas de entradas dos seus usuários.
De acordo com a pesquisa, o Gmail possui o filtro anti spam mais criterioso. Já o Hotmail e Yahoo! Mail possuem um filtros mais amenos, mas não quer dizer que você não deva se atentar às boas práticas para campanhas de e-mail marketing.
O estudo apontou que a reputação do remetente é responsável pela baixa entrega na caixa de entrada em 83% dos casos. Neste caso é importante que trabalhe positivamente a reputação de seu remetente caso queira atingir a caixa de entrada dos seus contatos.
Como faço para obter uma boa reputação?
A reputação inicial de um remetente é neutra e esta pode cair ou subir. A reputação do seu remetente pode cai quando:
- Envia e-mails para Spam Traps
- Os usuários marcam sua mensagem como spam/lixo eletrônico
- Envia para muitos contatos inexistentes
Neste caso, para se obter uma boa reputação é importante seguir as boas práticas de e-mail marketing, sendo as mais importantes:
- Não comprar, coletar ou obter contatos ilegalmente.
Quando se compra uma lista de contatos ou se coleta e-mails utilizando programas extratores, na maioria das vezes, junto dos contatos vêm e-mails inválidos e spam traps.
- Enviar apenas para contatos Opt In
- Trabalhar o engajamento/interesse dos contatos
Para evitar que os contatos que marcam sua mensagem como spam/lixo eletrônico você deve enviar se e-mail marketing apenas para contatos que solicitaram (opt in) e também precisa trabalhar o engajamento, no caso, estar atento ao interesse destes contatos.
Para que sua campanha de e-mail marketing tenha sucesso é preciso tempo e dedicação, além de conhecimento. Para facilitar, criamos um guia de boas práticas. Baixe ele abaixo.
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