A importância de enviar e-mail marketing de aniversário

//A importância de enviar e-mail marketing de aniversário

A importância de enviar e-mail marketing de aniversário

Lembrar do aniversário de alguém é importante para mostrar que você se importa e esta feliz com essa data.

Fazer isso por e-mail permite que as empresas possam automatizar esse processo, levando conteúdo de relevância para quem receber a mensagem, ainda mais quando ela vem acompanhada de algum presente.

No artigo sobre razões para investir em marketing para PME’s, vimos o quanto esta estratégia de marketing digital é utilizada, e como tem obtido resultados expressivos no relacionamento com clientes e na conversão de vendas.

O artigo de hoje é mais específico e vai oferecer dicas valiosas de como você pode se utilizar deste meio para converter ainda mais suas vendas em datas de aniversário dos seus clientes, da sua empresa e aniversário de momentos. Confira:

E-mail marketing de datas comemorativasE-mail marketing de datas comemorativas

A Unidade de Marketing Services Global da Experian realizou uma pesquisa referente a envio de mensagens de aniversário. O resultado foi uma taxa de cliques superior a 300%. A taxa de abertura foi de 235% em relação a outras campanhas comuns de e-mail marketing.

O motivo é que as pessoas têm uma sensação positiva por serem lembradas nesta data de comemoração, mas também é justificado porque elas esperam algo da empresa como brindes e promoções. É importante que essa experiência não seja negativa, então se puder, ofereça algo, mesmo que seja um desconto. Não provoque uma desilusão nos seus clientes aniversariantes!

Passo a passo para começar a enviar

Tenha um banco de dados atualizadoTenha um banco de dados atualizado

Certifique-se que seus clientes tenham preenchido completamente o cadastro em sua loja e, de tempos em tempos, cuide da atualização. Algumas empresas oferecem um desconto pequeno (mas significativo) para os clientes que concluem e/ou atualizam este cadastro.

Confira o exemplo:como-vai-ganhar-seu-presente

 

 

Crie listas de segmentaçãoCrie listas de segmentação

Isso é feito automaticamente por programas e plataformas de disparo de e-mail marketing. Segmente seu público pela data de aniversário e por outras datas (você utilizá-las para outras campanhas das quais falaremos mais à frente).

Personalize seus e-mailsPersonalize seus e-mails

A data é importante para a pessoa que receberá o seu e-mail, portanto, nesses casos ser capaz de personalizar a mensagem é fundamental.

Você pode começar com o nome, depois falar da data e utilizar qualquer elemento que tem sentido com o momento que esta sendo comemorado.

Comece pelo assunto e utilize essas referências “pessoais” também no corpo da mensagem.

Crie conteúdo que gera vendasCrie conteúdo que gera vendas

Ofereça promoções ao seu cliente aniversariante, ofertas específicas para quem está comemorando esta data. Algumas empresas oferecem brindes bastante atrativos, mas que devem ser retirados na loja, o que é uma forma de levar o cliente até lá para que ele conheça outros produtos.

Dicas para aumentar as vendas

Antecipe a comemoraçãoAntecipe a comemoração

Dependendo do seu negócio, enviar o e-mail de “o seu aniversário está chegando e temos uma surpresa pra você”, é uma ótima oportunidade de converter vendas. Imagine uma agência de viagens que oferece um pacote especial de fim de semana para comemorar, ou uma loja de roupas que dá um desconto para o cliente comprar uma roupa especial para curtir a comemoração?!

Exemplos de Outras Campanhas de AniversárioExemplos de Outras Campanhas de Aniversário

Porque não lembrar de outras datas importantes para o relacionamento da pessoa com a sua empresa? Se isso faz sentido para ambos, então coloque em prática.

Seguem abaixo dois exemplos muito utilizados:

Aniversário Como Cliente: – Hoje completamos seis meses juntos!email-de-aniversario

 

Aniversário de Não Compra – Já faz algum tempo. Que tal um desconto pra matar a saudade?

promoção-de-aniversario

 

Ideias não faltam e tudo que for relevante para quem receberá a mensagem deve ser motivo para você se organizar e enviar.

Se quiser mais sugestões, escreva abaixo quais outras datas você tem do seu cliente que eu te ajudo a pensar na mensagem. =D

Até a próxima!

2016-06-22T11:03:50-03:00By |Estratégia|2 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Sistemas formado pelo ISES, especialista em E-mail Marketing e criação de templates para e-mail. Criador e mantenedor do blog sobre e-mail marketing (www.emailmarketing.eti.br).

2 Comments

  1. isabela pinheiro oliveira 18 de setembro de 2017 em 10:07

    Achei as idéias interessante. Gostaria de estar recebendo as próximas.

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