7 dicas de email para criar campanhas turbinadas no 2º semestre!

//7 dicas de email para criar campanhas turbinadas no 2º semestre!

7 dicas de email para criar campanhas turbinadas no 2º semestre!

O segundo semestre já começou e se você quer vender, a hora é agora! Segundo as estatísticas da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o comércio eletrônico deve crescer 15% no segundo semestre. Essa é uma boa oportunidade para quem trabalha com e-commerce e usa a ferramenta de e-mail marketing para disparar suas campanhas, não é mesmo? #Ficaadica!

E não para por aí, pois a estimativa de faturamento para o Dia dos Pais pode chegar a R$ 2,2 bilhões, ou seja, 8% a mais que o mesmo período de 2017. Isso é ou não é um sinal de que o segundo semestre pode ser bom para você? Creio que sim!

Então, que tal conferir algumas dicas de email e começar a esquentar o semestre para vender mais? Aproveite as dicas para as próximas datas comemorativas do ano.

Para ter resultado terá que seguir essas dicas de email

1 – Defina um objetivo

Como tudo na vida, precisamos de metas para alcançar o que queremos, e com o e-mail marketing não é diferente. Antes de iniciar uma campanha, você precisa definir um objetivo: o que você quer? Vender? Criar um relacionamento? Divulgar a sua marca? Essa definição é importante, pois ela norteia a construção das demais etapas de uma campanha de sucesso.

2- Conheça sua persona

De que vale conversar sobre algum tema se a pessoa não tem interesse em saber a respeito? É como estar num ônibus, puxar assunto com alguém que você nunca viu e a pessoa não dar a mínima atenção e colocar o fone. Assim funciona com a persona. Se você não souber com quem está falando, será difícil acertar o alvo e obter o resultado esperado. Por isso, é importantíssimo saber com quem se fala e como se relacionar.

Aqui você conseguirá ter um conhecimento mais amplo sobre personas. Veja! 

3 – Segmente sua lista de contatos

Falta de organização e de filtro para direcionar a mensagem certa são requisitos que não podem ser ignorados, por favor! O que eu quero dizer com isso?

Imagine que você tem um e-commerce de calçados femininos e vai disparar uma campanha promocional à sua base de contatos, que você sequer validou e segmentou antes, e nessa lista contenha e-mails de homens.

Certamente, homens não são o público-alvo, portanto não se interessarão ou gostarão de receber um e-mail desses, exceto aqueles que podem abrir, clicar e até comprar um calçado para sua mulher ou namorada, por exemplo, mas a grande parcela poderá marcar sua mensagem como spam, e aí, sua reputação começará a ficar marcada nos provedores.

Isso não seria legal. Viu como é importante segmentar? Então não deixe de cumprir com essa tarefa, ok?!

4 – Crie um conteúdo valioso

Conhecendo seu público e tendo a lista de contatos para os disparos, segmentada, a sua atenção deverá se voltar à criação de um conteúdo rico que cumpra com o prometido, seja vender um produto ou serviço, criar um relacionamento por meio de uma oferta de material relevante, a apresentação de alguma novidade ou curiosidade sobre a sua empresa ou segmento de atuação.

Pense que ao produzir o conteúdo você deverá se ater:

– ao público com o qual conversará;

– ao tipo de conteúdo: infográfico, newsletter, vídeo ou humanizado;

– à linguagem do conteúdo: formal ou informal;

– tamanho do e-mail;

CTA (call to action).

FAÇA UM CTA ♥ PARA CLICAR

Procure criar chamadas instigadoras e atrativas. Não leve somente a peça em consideração, pense também no CTA, este é o botão que levará o seu cliente ao local que você deseja para alcançar aquilo que se objetiva, uma venda, um cadastro, um download. Por isso, dê consideração a ele, tudo bem?

Veja por que o CTA é tão importante!

CRIE ASSUNTOS MATADORES

Saiba que ele é a porta do seu e-mail, por isso, se não for atrativo e não despertar o interesse em clicar, você poderá perder a chance de um bom resultado. Pense, portanto, em assuntos personalizados, que chamem o leitor pelo nome, por exemplo: “Oi, Bárbara, tudo bem?”, utilize perguntas como: “Que tal mudar seu hábito?”

Palavras negativas também atraem, desde que sejam utilizadas da forma correta, exemplo: “Você não consegue fazer isso?” realize testes A/B, use alguns emojis e caixa alta (sem exageros) são válidos e, claro, não deixe ultrapassar os 57 caracteres, pois pode cortar o assunto, dependendo da visualização e do tipo de email do cliente.

Com esses 10 tipos de assuntos infalíveis, você conseguirá ótimas aberturas!

5- Faça um layout irresistível

Além do conteúdo, seu e-mail também precisa ter uma “cara bonita”, ou seja, um layout bem feito. No Alcorão de Templates, você aprende a criar ótimos CTAs, descobre onde fica a área nobre de um template e qual deve ser a largura máxima. Além do mais, é importante conferir algumas dicas de HTML para criar seu e-mail e torná-lo amigável.

Existem 3 tipos de modelos que você pode criar para vender mais:

– Templates promocionais.

– Templates de newsletters.

– Templates com datas comemorativas.

Fora esses modelos que você pode desenvolver, a @MediaPost possui uma página de Templates Grátis Exclusivos, para usá-los, basta fazer o download do template desejado.  Dica: aproveitando que estamos perto do Dia dos Pais, saiba como escolher o melhor template para a ocasião!

6 – Prepare o seu disparo e gerencie-o

Depois que seu o e-mail estiver pronto, você fará o envio, certo? Nesse momento, verifique se a lista que você usará para disparar sua campanha está correta, segmentada, e se o e-mail também está ok.

Feito isso, você pode programar seu disparo em nossa ferramenta @MediaPost, que é fácil de mexer e muito intuitiva. Conheça! 

Quando você já tiver enviado, aguarde um período para fazer o gerenciamento pelo relatório emitido. É ideal testar horários, dias e assuntos para identificar qual foi o mais bem-sucedido.

7- Analise seus resultados

Chegado o momento de analisar se a sua campanha foi positiva ou não, é ideal que você analise as métricas do seu email marketing como: abertura, clique, devolução, opt-outMas lembre-se: no momento da análise você fará a mensuração com base no seu objetivo, ou seja, se o propósito era vender, verifique se na quantidade de cliques você obteve venda, se você queria apenas engajar, então analise a taxa de abertura e, assim, sucessivamente.

Tenha sempre em mente que melhorar é preciso mesmo quando se está no caminho, pois somente a evolução o levará ao sucesso! Agora que você já pegou essas 7 dicas de email para o segundo semestre, o que acha de implementá-las nas próximas campanhas? Comece pensando no dia dos pais e planeje as outras datas até o final do ano.

Deixe seu comentário, caso queira trocar uma ideia ou sanar alguma dúvida.

Abraços.

2019-02-22T11:06:22-03:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Marketing e Copywriter PRO, é especialista em conteúdo de funil para e-mail marketing e estrategista de SEO com foco em persuasão e influência.

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