O e-mail marketing é uma das mais tradicionais ferramentas de marketing digital, e ainda hoje continua sendo a melhor maneira para sua empresa se comunicar diretamente com seus clientes. Para otimizar a gestão de e-mail marketing de sua empresa, separamos 5 dicas de gestão de e-mail marketing que vão otimizar e alavancar suas estratégias promocionais.
Gerenciar uma campanha de e-mail marketing pode parecer uma tarefa fácil, mas para ter sucesso é indispensável seguir algumas práticas capazes de gerar os melhores resultados.
Acompanhe!
Como fazer uma boa gestão de e-mail marketing?
1- Revise sua lista de contatos
A lista de contatos é o elemento mais valioso de sua gestão de e-mail marketing. É nesta lista que estarão as oportunidades de negócio a serem exploradas por sua empresa e os novos clientes que vão adquirir seus produtos.
Mas, para não prejudicar sua estratégia, é muito importante que você avalie com frequência se todos os dados de seus clientes estão corretos e elimine e-mails duplicados ou inexistentes de sua lista.
Com isso, você poderá fazer um trabalho melhor de segmentação de suas campanhas e evitará gastos desnecessários com contatos que não vão gerar retorno para sua empresa.
2- Tenha objetivos claros
Assim como em qualquer outra estratégia de marketing digital, é muito importante que suas campanhas de e-mail marketing apresentem objetivos claros.
Conhecendo bem as metas de cada e-mail, você poderá realizar ajustes em sua mensagem a fim de ela se tornar mais atraente, conseguindo com isso envolver ainda mais seu público-alvo.
Dessa forma, você poderá avaliar o sucesso de sua estratégia ou mesmo propor ajustes para aumentar a conquista de resultados.
3- Faça testes A/B
Os testes A/B são excelentes para ajudar no aumento da taxa de conversão de suas campanhas de e-mail marketing, permitindo que identifique o modelo ideal para suas mensagens.
Por isso, invista na realização de testes A/B para verificar os melhores formatos de e-mail, os CTAs mais eficientes e até osassuntos de e-mail que possuem uma melhor taxa de abertura.
Realizando testes A/B com frequência, você vai otimizar toda a gestão de e-mail marketing de sua companhia, conseguindo informações que dificilmente estariam disponíveis de outra maneira.
4- Contrate uma boa ferramenta de automação
Gerenciar a base de contatos de sua empresa, acompanhar os resultados de cada uma de suas campanhas, criar layouts de e-mail atraentes e disparar suas mensagens para os contatos cadastrados são tarefas que podem tomar muito tempo dos profissionais de marketing.
Por isso, é indispensável que você contrate uma ferramenta de automação de e-mail marketing eficiente, capaz de ajudá-lo em todas as tarefas indispensáveis para o sucesso de sua campanha: do cadastro de contatos ao envio das mensagens.
Além de auxiliar nos disparos de e-mail, estas ferramentas ajudam também na análise de resultados, dando informações úteis para melhorias e ajudando no acompanhamento das principais métricas.
5- Acompanhe os resultados de sua estratégia
De nada adianta investir em uma campanha de e-mail marketing, efetuar disparos com frequência e contratar a melhor ferramenta de automação do mercado se você não acompanhar de perto os resultados de sua estratégia.
Sem fazer isso, você não saberá qual o retorno gerado por suas campanhas ou mesmo quais práticas devem ser repetidas para gerar novos resultados.
Acompanhando os resultados, você também poderá dizer quais disparos não foram eficientes e precisam ser corrigidos, otimizando toda a sua gestão de e-mail marketing.
Seguindo estas dicas de gestão de e-mail marketing você terá um controle maior de suas campanhas e, assim, vai colher melhores resultados.
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