Uma empresa costuma ter mais que um único objetivo quando se decide por utilizar o email marketing. Se muitos são os lugares aonde você quer chegar, então não dá pra se prender sempre ao mesmo mapa, concorda?
Utilizar o mesmo template para atingir metas diferentes impacta no resultado da sua comunicação, com a perda de aproveitamento e eficiência. Por esse motivo é importante conhecer diferentes modelos e escolher o mais adequado para cada ocasião.
A definição da estratégia adotada para os seus envios será o primeiro passo para que suas campanhas tenham o melhor resultado. Selecionei pra você 3 modelos de template de email que irão de ajudar a vender mais:
-
Template de promoção
Um dos modelos de email marketing mais utilizado é o de comunicação promocional. Esse modelo precisa ser atrativo para que você traga vendas para sua empresa. O ideal é apresentar na primeira parte do template os seus “argumentos de valor”, ou seja, aquilo que você entende ter maior chance de fazer o seu consumidor comprar, atingindo o seu objetivo principal com esse template de email marketing.
Faça uso de imagens atraentes e que produzam sensações nas pessoas que irão visualizá-las. Ao invés de apresentar somente os produtos, mostre-os sendo utilizado por pessoas ou em situações que despertem no seu contato a vontade de viver aquela experiência através da sua empresa. Isso aumenta o desejo de compra, gerando mais vendas.
Geralmente recomendo que os meus clientes utilizem até 3 caixas com produtos ou argumentos diferentes de valor, evitando assim tirar o foco de quem quer comprar com excesso de opções. Elas devem ser acompanhadas de um texto com as características da sua oferta. Lembre-se de ser menos técnico e mais “vendedor” nessa hora, a não ser que o seu público entenda muito do que você esta oferecendo no seu template de email marketing.
Confira três exemplos:
-
Template de newsletter
Já o template que chamamos de “boletim informativo”, ou newsletter, segue uma estrutura resumida de um blog ou uma revista virtual. Nesse modelo as informações e novidades são dispostas na coluna ao lado ou abaixo da imagem que ilustra seu conteúdo. Lembre-se de utilizar do poder visual da imagem do seu template para despertar interesse pelo conteúdo.
Essa estruturação é feita em “coluna dupla” e permite inserir informações extras ou até mais imagens. O mais importante é ter claro o objetivo com essas mensagens, limitar a quantidade de texto e inserir um botão de ação (CTA – Call to Action) para a leitura continuar no seu portal ou blog. Algo como: Continue lendo, leia mais ou até simplesmente um “[…]”.
Seguem alguns exemplos:
-
Template com datas comemorativas
O template com data comemorativa deve ser focado na celebração daquele momento. Apresente seu conteúdo com 1 coluna e uma ou mais fotos, imagens e/ou ilustrações referentes à data, acrescentando com um pequeno texto que emocione (isso sempre faz sucesso com os contatos dos nossos clientes).
Nesse caso, a mensagem pode ser adaptada para as diferentes datas comemorativas do ano e/ou também para o aniversário de um cliente.
Exemplos:
Compor um template conforme a mensagem que você quer transmitir é fundamental para o sucesso da sua mensagem. Para fechar anote o seu check list pra quando for criar o seu próprio email:
- Defina uma estratégia respondendo a pergunta: qual o meu objetivo com esse template de email marketing?
- Agora, decida qual estilo de diagramação de template te ajudará mais a atingir sua meta;
- Lembre-se da usabilidade do usuário, ou seja, veja se o seu e-mail será facilmente compreendido por quem irá lê-lo.
- Destaque os botões interativos do template (CTA – Call to Action) e diga a pessoa o que deve ser feito (Clique aqui e saiba mais).
- Faça testes infinitos até compreender o que é melhor para o seu público.
Aproveite e veja também outros exemplos de template para email marketing.
Gostou das dicas? Tem outros tipos de template que você utiliza? Comente aqui em baixo e conte com a gente para te ajudar nas suas próximas campanhas.
Deixar Um Comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.