Imagine a seguinte cena:
Um pescador entusiasmado, dirigindo sua picape rumo a um lago infestado de peixes. Precavido, tomou o cuidado de preparar iscas perfeitas, mas não se preocupou em conhecer o hábito do cardume residente.
Será que poderíamos arriscar um palpite sobre o resultado da pescaria?
Digamos que seria medíocre ou, na melhor das hipóteses, moderado, certo?
Simplesmente porque nosso pesca(ma)dor desconhece o comportamento de seu “target”.
Analogias à parte, o mesmo fenômeno pode ser observado em campanhas de e-mail marketing.
Pouco adianta o conteúdo de uma campanha ser sensacional, com um assunto atraente e uma lista de contatos promissora (isca + lago) se ela for enviada aleatoriamente.
Ei, temos um conceito aqui:
Qualquer campanha de e-mail mkt requer uma estratégia de envio. Qualquer uma! Somente assim é possível maximizar seu resultado.
Para facilitar — e não me estender demais —, listei 12 dicas práticas que irão ajudá-lo com sua estratégia de envio de campanhas durante o ano todo.
Vamos lá:
1- Janeiro
Não confunda férias de verão com férias dos clientes.
Relacione-se com seus contatos inclusive no início do ano, se possível, através de campanhas curiosas e criativas. Ex: Dia do Riso (18/01) rsrs!
2- Fevereiro
Reflita bem antes de enviar suas campanhas de carnaval.
Caso sua mensagem chegue muito próxima ao feriado, acredite, pouca gente prestará atenção nela.
Uh, esquidô!
3- Março
Que tal explorar o dia internacional da mulher (08/03) neste ano? Você já pensou em trabalhar esta data?
Minha recomendação: desenvolva uma peça de e-mail mkt original e exclusiva para o público feminino de sua lista.
Que mulher não gosta de um agrado, afinal?
4- Abril
O quê? Você tem um e-commerce e nunca ouviu falar do Dia do Frete Grátis?
Bem, chegou a hora de remendar isso.
O evento ocorrerá no dia 26/03, acesse o site www.diadofretegratis.com.br e participe dessa próspera iniciativa.
5- Maio
Que este é o mês do Dia das Mães você já está careca de saber.
Porém, deixe-me adivinhar, você continua enviando sua campanha temática somente na sexta-feira que precede o domingo das comemorações, acertei?
Bem, e se você adotasse uma estratégia diferente para esse ano, enviando sua campanha de Dia das Mães no dia 06/05, seguida de uma peça de retargeting (segundo envio, apenas para seus leitores engajados) no dia 08/05?
6- Junho
Ê lê lê ô, a Copa do Mundo já chegou!
Você já pensou em alguma ação especial para a ocasião?
Quem sabe uma promoção válida somente para o caso de uma vitória brasileira ou, talvez, uma campanha de e-mail mkt para cada jogo, adotando a temática da seleção adversária.
Enfim, são muitas as possibilidades. Divirta-se!
7- Julho
Ok, a Copa do Mundo acabou e ninguém mais suporta ouvir falar do assunto (ainda mais se Neymar & Cia nos deixarem na mão).
Entretanto, existem muitas outras datas legais para você realizar campanhas bacanas nesse mês, como o Dia do Padeiro (08/07), o Dia da Pizza (10/07), o Dia do Amigo (20/07), o Dia do Orgasmo (31/07) etc.
8- Agosto
O Dia dos Pais, a despeito de não ser tão vigoroso quanto sua versão feminina, é um excelente marco para sua investida.
Só pra termos uma ideia, a data movimentou mais de um bilhão de reais só no ano passado (2013). Fonte: E-bit.
É mole?
9- Setembro
Neste mês também prevemos uma série de datas interessantes para a realização de campanhas de e-mail mkt.
A começar pelo aniversário do — argh! — Corinthians (01/09), O Dia da Independência do Brasil (07/09), o início da primavera (22/09) e, principalmente, o Dia do Cliente (15/09).
Atenção especial para este último, ok?
10- Outubro
No mês das crianças, vale a mesma lógica apontada para o Dia das Mães.
Campanha antecipada + ação de retargeting e, se possível, uma nova campanha vespertina, explorando o conceito de urgência.
11- Novembro
Meu amigo, quando o mês de novembro chegar, tenha apenas uma coisa em mente: BLACK FRIDAY (28/11).
Você precisa fazer parte desse banquete!
Em sua terceira edição em terras tupiniquins, o evento rendeu quase dois milhões de reais em pedidos em um único dia!
12- Dezembro
Aqui você provavelmente deve estar se perguntando como ganhar notoriedade em meio à enxurrada de campanhas natalinas.
Bem, realmente não é uma tarefa simples.
Contudo, lembre-se de que, onde há oferta também existe demanda.
Portanto, destaque sua peça da concorrência enviando-a com maior antecedência.
***
Ufa, acho que é isso!
Até a próxima e mãos à obra!
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Parabéns pela materia
Oi, Fábio.
Agradeço o comentário.
Um abraço!
Parabéns pela matéria, obrigada pelas dicas realmente temos aproveitas as das comemorativas de maneira certa.
Keile
Olá, Keile.
Muito obrigado pelo gentil comentário!
De fato, programação e campanhas de e-mail marketing são dois conceitos que devem caminhar juntos.
A propósito, caso você queria se programar com maior eficiência, recomendo que faça o download de nosso Calendário Para Campanhas de E-mail Marketing 2014.
Tenho certeza que irá lhe ajudar bastante.
Até a próxima!