11 erros que podem prejudicar sua estratégia de Inbound Marketing

//11 erros que podem prejudicar sua estratégia de Inbound Marketing

11 erros que podem prejudicar sua estratégia de Inbound Marketing

Que o Inbound Marketing tem sido muito comentado nos dias atuais todo mundo já sabe, mas muitas pessoas ainda se frustram por não conseguirem obter os resultados esperados com as suas estratégias, e acham que o Inbound Marketing não funciona. Mas, se ele não funciona, por que muitas empresas o utilizam? Talvez o problema esteja na maneira como você executa sua estratégia. ?

1- Deixar de registrar o processo de Inbound Marketing.

Esse é um erro muito comum feito pelos profissionais ao criar uma estratégia de inbound marketing, pois geralmente suas ideias são apresentadas, mas não documentadas e isso é um erro grave, porque dificulta na medição correta dos resultados e na realização de ações para possíveis ajustes.

Por isso que documentar todo o processo da estratégia é primordial, portanto crie um calendário editorial, organize suas pautas e tudo o que estiver produzindo para não ter problemas futuros, ok?

2 – Não ter seu objetivo definido e estruturado.

Como alcançar melhores resultados se você não tem claro quais são seus objetivos?

Responda a estas perguntas:

– Por que eu vou criar essa estratégia de inbound marketing?

– O que eu vou produzir de relevante para vender/informar/relacionar?

– Quem será o público que vai engajar com meus conteúdos?

Defina muito bem essas respostas para depois iniciar sua estratégia. Só assim será possível alcançar os resultados satisfatórios e saber se o caminho é ou não correto.

3 – Sem persona nada funciona!

Um dos elementos mais importantes no inbound marketing é a persona. Ela é o público em potencial que vai interagir com seu conteúdo. Para saber mais sobre personas, leia este artigo: “Saiba como o cliente escolhe você.

4 – Não limpar a base de e-mails é a mesma coisa que ficar muito tempo sem faxinar a casa.

A higienização da sua base de e-mails é importante para separar o contato das pessoas não engajadas das que têm interagem com seu conteúdo. Ao fazer essa limpeza, você minimiza as chances de suas mensagens caírem no spam e prejudicar sua reputação com os servidores de e-mail, bem como sua estratégia de inbound marketing.

Portanto, envie e-mails para suas listas perguntando se querem continuar recebendo suas mensagens. Elimine aquelas pessoas que não abrem seus e-mails ou não abriram os últimos há mais de 90 dias.

5 – Não ter um blog como aliado no Inbound.

O blog é um pilar básico na construção de conteúdo. Não temos como falar de inbound marketing sem nos apoiarmos na produção de conteúdos ricos e estruturados que serão consumidos pelas pessoas que buscam por informação, solução ou aprendizado. Saiba qual é a grande importância de ter um blog na sua estratégia de Inbound Marketing, aqui.

O SEO não é o limite!

O SEO é o conjunto de estratégias que têm como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento orgânico de um site nos buscadores do Google.

Para fazer o SEO corretamente no seu texto e alcançar a primeira página, você precisa usar mecanismos estratégicos, tais como: a adequação das palavras-chave, originalidade do seu texto, o tamanho do material, relevância do conteúdo, escaneabilidade do texto, hiperlinks etc.

Hyperlinks também são bem-vindos.

O Hyperlink é uma estratégia na qual você coloca um link de um post relacionado ao que a pessoa está lendo no momento, para fazer referência ao tema proposto. Tal link é chamado de link interno.

Existem os externos também que são links de outros sites ou blogs que você anexa no seu texto para fazer menção ao assunto. Geralmente isso é feito quando há parceria – Gastpost, ou seja, empresas do mesmo nicho. Um exemplo é o gastpost da Rock Content, nosso parceiro, sobre: “Fluxo de Nutrição: como avançar os seus leads pelo funil de vendas.” Leia!

6 – Criar conteúdo e não divulgar. 

Existem empresas que criam conteúdos diversos, mas se esquecem de divulgá-los em seus canais de relacionamento. Você ficaria surpreso se soubesse o número de marcas que, apesar de ter uma Fanpage no Facebook e no Linkedin, esquecem de publicar os artigos que criaram ao longo do tempo.

Por isso, divulgue seus conteúdos em suas redes sociais para que as pessoas da sua rede fiquem a par do que você oferece. Assim, as chances de compartilhamento são maiores, e você também pode se tornar mais conhecido no seu segmento.

7 – Esperar por resultados imediatos.

Essa é uma atitude que definitivamente não combina com inbound marketing. Eu diria que os resultados das estratégias de inbound são semelhantes àquela boa e saborosa comida de avó, feita com calma, carinho e o tempero precisa ser colocado aos poucos para chegar a um sabor incrível.

As ferramentas de busca levam um tempo para indexar seu site, e por isso seu nome demora um tempo para se tornar conhecido. Entretanto se a sua estratégia de inbound marketing ainda está no início, verifique os resultados, faça ajustes periódicos e tenha paciência.

Com o tempo a automação começará a criar forma e rodar sozinha, e aí você começará a colher os resultados esperados.

8 – Falar apenas de você e não estender a comunicação.

Falar somente da sua empresa com o intuito apenas de vender seu produto/serviço, é uma ação totalmente maçante para o leitor. As pessoas buscam por novidades e não em só saber da sua empresa. Se você pratica isso saiba que essa tática não faz parte da essência do inbound marketing.

Seja mais amplo, utilize conteúdos relacionados ao seu segmento e proporcione ao seu público argumentos de valor, materiais ricos que solucione seus problemas, ajude-os em alguma dúvida.

Refresque sua mente e leia sobre: “As 4 razões pelas quais amamos inbound marketing e você também deveria.” Esse artigo vai te ajudar a entender melhor essa questão. ♥

9 – Não medir seus resultados.

Do mesmo modo que não registrar o processo da estratégia de inbound marketing dificulta na realização das ações, não medir os resultados também é considerado um erro crucial.

Como é que você vai saber se está acertando sem analisar o que tem feito? O melhor é definir os dias e as métricas a serem medidas e aplicar uma boa dose de disciplina nessa gestão.

10 – Não estabelecer metas realistas.

Não vá com sede ao pote, em vez de criar uma meta para 5.000 leads, crie para 100 e analise em quanto tempo demora para conseguir os 100. Apenas depois da análise crie novas metas. Com isso a cada novo resultado você se desafia a novos objetivos.

11 – Não ter um ritmo e condição para dar conta dos conteúdos.

Gerar conteúdo não é uma tarefa muito fácil, e você dificilmente terá resultados positivos se fizer postagens de forma irregular. Ainda que gerar o próprio conteúdo proporcione inúmeras vantagens, principalmente no aumento de conhecimento sobre o seu negócio, não ter tempo hábil para a curadoria pode prejudicar o engajamento.

Recapitulando…

Estabeleça seu objetivo, defina suas personas, crie as melhores estratégias e documente-as, e não deixe de analisar seu desempenho. Espero ter conseguido te ajudar com essas informações e que você consiga ter muito sucesso!

Para agregar mais o seu conhecimento sobre este conteúdo, aprenda a “Criar um Template de E-mail Marketing Vendedor”, por meio deste e-Book gratuito.

Beijos e boas vendas. ?

2019-02-04T15:25:51-03:00By |Dicas e truques|0 Comentários

Sobre o Autor:

Analista de Marketing e Copywriter PRO, é especialista em conteúdo de funil para e-mail marketing e estrategista de SEO com foco em persuasão e influência.

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